Homepage
RSS
Twitter

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Busca

Thales diz que prefeito negligenciou conclusão do esgotamento sanitário

06/05/2015 • 12:14



O vereador Thales Waquim fez hoje um desafio ao vereador José Maria, da base do governo, para que ele assinasse um requerimento de convocação àquela Casa do secretário de Infraestrutura Dolival Andrade, do ex-presidente do SAAE Luiz Cláudio Macedo e da empresa representante da tubulação do sistema de esgoto de Timon, para que os mesmos expliquem toda polêmica em torno do sistema, que foi iniciado na gestão da ex-prefeita Socorro Waquim e não concluído no governo de Luciano Leitoa apesar de ter ficado recursos na ordem de 9 milhões de reais que foram devolvidos ao governo federal. O documento apresentado por Thales constava a assinatura de seis vereadores e bastava somente a assinatura de José Maria para que a Câmara aprovasse a convocação.



Convocação de ex-secretários

Thales reafirmou que em 2013 por várias vezes tentou convocar para prestar esclarecimentos sobre o sistema de abastecimento de água e esgotos de Timon os ex-secretário Antonio Delfino Guimarães (Infraestrutura) e o ex-presidente da SAAE Luiz Cláudio Macedo para que eles fossem à Câmara, mas a Mesa Diretora da Câmara não os quis convocá-los preferindo “armar um circo da CPI”, que acabou passando um atestado de idoneidade da obra já não foram constatadas nenhuma irregularidade e nenhum relatório foi produzido em mais de um ano de instalação da CPI.

Segundo o vereador oposicionista o prefeito Luciano Leitoa admite que 66 por cento do sistema de esgotamento sanitário foi concluído, a própria CPI aberta em 2013 para investigar as irregularidades do projeto também contatou isso, portanto o governo teria apenas que concluir o restante do sistema com percentual de 34 por cento, no entanto, os recursos foram devolvidos ao invés de serem aplicados na conclusão da obra que traria grandes benefícios para os timonenses.

Conclusão do sistema com dinheiro da população


Outro fato que o vereador disse estarrecê-lo é a proposta de conclusão do sistema de esgotamento pela empresa que ganhou a concessão do sistema. Thales disse que enquanto o prefeito abriu mão de aplicar os milhões no sistema, a empresa anuncia que vai concluir o sistema e quem vai pagar a conta é o consumidor o usuário do sistema, enfatizou o vereador.

Para o vereador oposicionista o prefeito Luciano Leitoa negligenciou a aplicação dos recursos de conclusão do sistema de esgotamento sanitário de Timon por conta do contrato de concessão do sistema, pois sem base técnica, seu laudo, mais de 9 milhões de reais foram devolvidos, onde na verdade deveriam ter sido aplicados no término da obra.
Thales disse que tudo o que existia em torno do sistema de esgotamento sanitário era falácia e seu pronunciamento é para esclarecer todos esses pontos. Thales afirmou que por conta do prefeito ter negligenciado a aplicação dos recursos a população vai pagar caro por isso.

Comentários

Deputado diz que concessão de serviços garante investimento em saneamento

06/05/2015 • 09:28



Na manhã da última terça-feira, o deputado Rafael Leitoa utilizou o Grande Expediente para apresentar a concessão dos serviços de água e esgoto, celebrada entre a prefeitura e a AEGEA saneamento, ocorridos na última quarta-feira (29), na cidade de Timon.
O deputado informou que esteve em Timon para acompanhar a solenidade de assinatura da Ordem de Serviço de concessão plena de água e esgoto e ressaltou que este tema é muito atual e merecedor de atenção por parte dos deputados. Segundo Rafael Leitoa, o saneamento básico nunca foi tratado com o devido merecimento e atenção do poder público. No Brasil, Rafael lembrou que seriam necessários 300 bilhões de reais para universalização dos serviços de saneamento, porém, observa-se que este investimento não passa dos 10 bilhões.

Em sua fala, o deputado informou que o Serviço Autônomo de Águas e Esgotos de Timon, SAAE, foi criado há 47 anos, e durante todo esse tempo não conseguiu universalizar os serviços de água. Cabendo ao prefeito Luciano, que recebeu o SAAE repleto de dívidas e sem investimentos na área, buscar uma solução gradativa, com metas e foco, para os problemas enfrentados em Timon.

Segundo Rafael Leitoa os investimentos do Governo Federal para saneamento, enviados na gestão anterior, foram mal aplicados, não trazendo resultados concretos para a população. “Mais de 18 milhões foram investidos, no entanto, nenhum litro de esgoto no município é tratado hoje, ou seja, recurso público mal utilizado e quem paga o preço é a população”, recordou.

Concessão à AEGEA – Águas de Timon

Com a execução do Plano Municipal de Saneamento, apresentando como resultado os diagnósticos relacionados à Timon, o deputado informou que a solução necessitaria de grandes investimentos para universalização da água e esgoto. Assim, a AEGEA Saneamento, empresa presente em vários estados do Brasil, fez uma manifestação de interesses, tendo como meta o abastecimento de água potável em um ano e, em nove anos, a universalização do esgoto tratável.

“Água é um recurso esgotável. Não podemos ser relapsos com o seu uso. Devemos usar a água com racionalidade e é assim que vejo o uso pelo serviço de concessão em Timon, lembrando que concessão não é venda. Concessão não é entrega. Conceder é algo que a gente cede à iniciativa privada, para reter os investimentos e, após o fim do contrato, todo aquele investimento volta para o ativo do município”, finalizou Rafael Leitoa. (Nonato Castro\Ascom do deputado).





“Quando o amor é assim e não assado” estará no Teatro do Boi.

O Espetáculo "Quando o Amor é Assim e não Assado", monólogo protagonizado pelo ator Júnior Marks e dirigido por Luciano Brandão é uma montagem adaptada de obra literária homônima, escrita por Marks. O espetáculo tem produção de Júnior Vasconcelos e é realizada pelo Grupo Humanitas de Teatro, com criação e sede em Timon-Ma, desde 2000. A montagem reúne música de Patrícia Mellodi (cedida especialmente para o espetáculo), cenário de Wallancy Nunes, supervisão cênica de Vitorino Rodrigues e figurinos de Bid Lima.

Tanto a peça quanto o livro contam, segundo resumo de Patrícia Mellodi (autora da música tema do espetáculo) de uma forma doce, intensa e divertida a história de um adolescente que se descobre gay. Todas as questões que envolvem, os sentimentos contradotórios, o preconceito, o medo, a família, a escola... Fala sobre isso tudo sem julgamento de valor, sem dizer o que é certo ou errado, mas esclarecendo, humanizando e cutucando com emoção e delicadeza essa ferida da nossa sociedade.

O Espetáculo dá o pontapé inicial para que todos nós possamos pensar sobre o que é ser amado e o que é amar, o espetáculo também discute as (im) possibilidades de amor, paixão, aprisionamento nas fantasias adolescentes, fascínio (in) consciente pelo melhor amigo. No roteiro dramatúrgico, um homem maduro, aos 30 anos, faz uma viagem de volta na sua linha do tempo e mergulha fundo nas inquietações, angústias, expectativas vividas aos 15, quando estava às voltas com a descoberta do amor, o primeiro amor. No tempo da memória, as imagens se justapõem e o que parece ilógico, aleatório de repente, como num jogo de dados, pode figurar como peças de um quebra-cabeça.

Os dados serão lançados, MAS É VOCÊ QUEM VAI JUNTAR AS PEÇAS E MONTAR O QUEBRA-CABEÇA. Vai ficar de fora? Ou aceita o desafio? Dia 13 de maio às 19h00 no Teatro do Boi. (Ascom do ator Jr Marks).

SERVIÇO:
"Quando o amor é assim e não assado"
Dia: 13/05
Hora: 19h00
Local: Teatro do Boi






Lançado edital para seleção de entidades interessadas em financiamentos de projetos sociais

O Dr. José Elismar Marques, Juiz de Direito da 3ª Vara Criminal de Timon, lançou o EDITAL Nº 01/2015 para a seleção de entidades que pretendam receber recursos para o financiamento de projetos sociais.

Os recursos financeiros são decorrentes de prestação pecuniária fixada como condição de suspensão condicional do processo ou da transação penal, ou de prestação pecuniária fixada como pena restritiva de direitos, devendo ser destinadas para o financiamento de projetos sociais que incluam aquisição, manutenção de bens móveis duráveis ou construção, reforma ou manutenção de bens imóveis.

Podem participar da seleção entidades sem fins lucrativos com sede no município de Timon - MA. As inscrições podem ser feitas das 8h de 01/06/2015 até as 18h de 05/06/2015, na Secretaria Judicial da 3ª Vara Criminal, no edifício sede do Fórum da Comarca de Timon-MA, localizado à Rua Lizete de Oliveia Farias, S/N, bairro Parque Piauí.

O edital com mais informações e seus anexos pode ser conferido no Blog do Dr. Elismar Marques: clique aqui e acesse ao Edital.



Moradores denunciam presença de urubus nos bairros

O acumulo de lixo em vários bairros de Timon tem trazido para as ruas e portas das residências a presença incomoda de urubus, que agora são vistos constantemente pelas ruas em busca de alimentos. No bairro Mutirão, por exemplo, os moradores têm feito registros fotográficos para denunciar a presença das aves. O secretário de Limpeza Neto Peças se defende que a presença dos urubus deve ter ocorrido em decorrência do último feriado, mas que o problema da coleta foi normalizado, mas o moradores insistem em afirmar que a presença dos urubus virou regra no Mutirão e bairros adjacentes.

Comentários

Doutor Abreu lança sua pré-candidatura a prefeito de Matões

05/05/2015 • 20:46


A oposição de Matões terá candidato a prefeito. E o nome do médico Abreu Neto foi lançado no último dia 03 deste como pré-candidato para a disputa com o apoio de várias vertentes políticas da cidade. Em reunião que contou com a presença de vários correligionários, Dr. Abreu Neto colocou seu nome à disposição da disputa e recebeu o apoio de todos os presentes.

De acordo com o médico a estratégia é unir as forças de oposições em torno de um nome capaz de aglutinar a todos.

Em seu perfil no facebook o médico confirmou a pré-candidatutra afirmando que “coloquei meu nome à disposição do mesmo (grupo) e de Matões como pré-candidato a prefeito”, disse Dr. Abreu Neto. Enfatizando que o assunto é muito sério e cada um de nós somos responsáveis pela escolha do que é melhor ou pior para o nosso destino. “Conversem entre si, discutem opiniões, enfim, debatam e vamos ser decisivos”, finalizou Dr. Abreu.

Logo que se lançou como pré-candidato na rede social Dr. Abreu Neto recebeu apoio de matoenses em vários estados apontando-lhe como nome viável para governar Matões. Seu perfil recebeu 415 curtidas até o fechamento dessa matéria e inúmeros comentários de apoio. Dr. Abreu Neto ganhou a solidariedade de matoenses que moram em outros estados que reconhecerem seu papel importante como profissional da saúde e político.

Em conversa com o médico por telefone o blogdoribinha confirmou a sua pré-candidatura. Segundo ele, a partir de agora o grupo vai entrar em rota de organização partidária, de filiações em busca do melhor caminho, mas sempre com espírito democrático conclamando a participação de todos os que desejarem hipotecar seu apoio.
Partidários que apoiaram o médico em 2008 disseram ao blogdoribinha que a disputa em 2016 será bem diferente, pois agora existe a capacidade real de união de todos.


Gilmar, Abreu Neto, Elinaldo e Solimar no lançamento da pré-candidtura do médico

Ex-vereador hipotecou apoio a Abreu Neto

O ex-vereador Hosaias Desidério foi o primeiro a manifestar seu apoio ao médico Abreu Neto. Ele acredita na consolidação da uma candidatura forte com o nome do candidato. Hosaias, em conversa com o blogdoribinha fez questão de elogiar a atitude do ex-vereador Elinaldo Colaço que compareceu ao evento de lançamento da pré-candidatura de Abreu Neto acompanhado de seus aliados os vereadores Solimar e Gilmar. “isso é uma demonstração de grandeza por parte do ex-vereador e de seu grupo presente ao evento”, disse Hosaias.

Hosaias também fez questão de lembrar que em 2012 durante as mesas de discussões e negociações sobre a candidatura da oposição a prefeito de Matões, Dr. Abreu abriu mão da cabeça de chapa em nome de Elinaldo Colaço que disputou a prefeitura, mas que a condição seria de que em 2016 o nome de Dr. Abreu seria a bola da vez, disse o ex-vereador.


Ex-vereador Hosaias hipoteca seu apoio incondicional

Comentários

A Faculdade Maranhense São José comemora avaliação positiva pelo MEC

05/05/2015 • 15:05



Recentemente, uma equipe do Ministério da Educação esteve na instituição para avaliar o curso de ADMINISTRAÇÃO. Quando isso acontece, são avaliados, inclusive os professores que compõem o corpo docente. "Nós oferecemos ao nosso público, que são os alunos, as condições necessárias ao aprendizado, como laboratório de informática, biblioteca com títulos atualizados, corpo docente qualificado", disse o vice-diretor da instituição, Marco Lago.

A FMSJC foi avaliada com nota 4, confirmando o seu compromisso com a comunidade que é de bem servir, proporcionando aos alunos ensino de primeira, com excelentes professores. "É uma imensa satisfação ter reconhecimento e de forma extremamente positiva pelo MEC, o que indica que estamos no rumo certo", disse a coordenadora do Curso de Administração, profa. Maria do Amparo Rodrigues. Vale lembrar que a Faculdade São José dispõe de quatro cursos: Administração, Direito, Ciências Contábeis e Serviço Social.

Comentários

Juiz nega dano moral a aluno que teve celular tomado em sala de aula

05/05/2015 • 09:32



"O professor é o indivíduo vocacionado a tirar outro indivíduo das trevas da ignorância, da escuridão, para as luzes do conhecimento, dignificando-o como pessoa que pensa e existe."

As palavras acima são do juiz de Direito Eliezer Siqueira de Sousa Junior, da 1ª vara Cível e Criminal de Tobias Barreto/SE, ao julgar improcedente a ação de aluno em face de professor que tomou seu celular em sala de aula.

De acordo com os autos, o docente retirou o aparelho do aluno, que ouvia música com fones de ouvido durante sua aula. O menor, representado por sua mãe, ajuizou ação para pleitear dano moral, para reparar seu "sentimento de impotência, revolta, além de um enorme desgaste físico e emocional".

Ao analisar o caso, o juiz Eliezer solidarizou-se com a situação dos professores.

"Ensinar era um sacerdócio e uma recompensa. Hoje, parece um carma".

Afirmou, então, que o aluno descumpriu norma do Conselho Municipal de Educação, que veda a utilização de celular durante o horário de aula, além de desobedecer, reiteradamente, o comando do professor.

Para o magistrado, não houve abalo moral, uma vez que o aluno não utiliza o aparelho para trabalhar, estudar ou qualquer outra atividade.

"Julgar procedente esta demanda é desferir uma bofetada na reserva moral e educacional deste país, privilegiando a alienação e a contra educação, as novelas, os "realitys shows", a ostentação, o "bullying" intelectivo, o ócio improdutivo, enfim, toda a massa intelectivamente improdutiva que vem assolando os lares do país, fazendo às vezes de educadores, ensinando falsos valores e implodindo a educação brasileira."

Por fim, o juiz prestou uma homenagens aos docentes.

"No país que virou as costas para a Educação e que faz apologia ao hedonismo inconsequente, através de tantos expedientes alienantes, reverencio o verdadeiro herói nacional, que enfrenta todas as intempéries para exercer seu "múnus" com altivez de caráter e senso sacerdotal: o Professor."

Comentários

  1. «
  2. ... 
  3. 7
  4. 8
  5. 9
  6. 10
  7. 11
  8. 12
  9. 13
  10. ...
  11. »
ENVIE SEU COMENTÁRIO
COMPARTILHE COM AMIGOS

O Portal AZ é apenas o meio contratado para divulgação deste material.
Todo conteúdo, imagem e/ou opiniões constantes neste espaço é de responsabilidade civil e penal exclusiva do blogueiro.
O material aqui divulgado não mantém qualquer relação com a opinião editorial da empresa.

portal az - Informação de Verdade
Todos os direitos reservados © 2000 - 2009