Homepage
RSS
Twitter

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Busca

Câmara de Timon aumenta o número de vereadores. Em 2017 serão 21

13/07/2015 • 18:52



Parafraseando Nelson Rodrigues de que disse: “Toda unanimidade é burra. Quem pensa com a unanimidade não precisa pensar”. A Câmara Municipal de Timon aprovou hoje, projeto de lei para a próxima legislatura, aumentando mais duas vagas para vereadores de Timon, que a partir de 2017 terá 21 cadeiras.

O que acha o povo



Da legislatura passada, que se encerrou em 2012, a Câmara já havia aumentado o número de cadeiras de 12 para 19 vereadores. O aumento gerou, segundo os vereadores um grande sacrifício, mas quem acabou sofrendo foram os novos vereadores, que amargaram todo o primeiro biênio da atual legislatura sem gabinetes ou espaço físicos para atribuir suas tarefas na Casa. Apesar de ter o número de máximo de 19 vereadores, com as licenças de quatro titulares para assumir cargo na gestão municipal, a Câmara vem pagamento os salários de 23 vereadores.



O vereador Juarez Morais, por exemplo, invocou a lei, que permite o aumento das cadeiras da Câmara, mas o presidente, que aposta está fazendo um grande avanço para Timon, também, mesmo sem poder declarou voto a favor para sua própria iniciativa, que digamos não é ilegal, mas para o poder que pouco tem contribuído com o povo aprovar novas vagas é no mínimo imoral e anti-ético.

A regulamentação da quantidade de vereadores que cada município brasileiro pode ter é feita por uma legislação federal e leva em conta o número de habitantes de cada cidade. Considerando que oficialmente, segundo dados do IBGE, Timon, no último censo de 2010 registrou 155 mil habitantes, a cidade não poderia ter novas vagas, mas o mesmo IBGE tem uma estimativa de que hoje a população da cidade é de 163 e foi com base nessa estimativa, que a Mesa Diretora elevou o número máximo de edis para 21. O aumento no número de edis não é obrigatório e sim uma prerrogativa do Poder Legislativo Municipal, porém dentro dos parâmetros constitucionais.


Agora quem pagará essa conta dos dois novos vereadores, segundo o vereador Tuá é a própria estimativa de que cidade arrecadará mais com a instalação do polo empresarial. Ora, um polo que vem se arrastando sua instalação há muito tempo e que no momento de seu ápice o país sofre com uma retração econômica, onde nenhum empresário aposta em novos investimentos é difícil acreditar que em 2017 essa polo esteja arrecadando o suficiente para pagar com a arrecadação de impostas os salários dos dois novos vereadores.

Para o vereador e líder do prefeito na Câmara José Carlos Assunção (PP), é uma questão de dividir responsabilidades. Sua fala soa ruim. Pois a maioria da população ainda quer saber que responsabilidades são essas que os vereadores têm assumido e que ainda precisam de mais colegas para aumentar a responsabilidade.

O vereador Biu foi mais pragmático, para ele quanto mais “cabra mais cabrito”. E o vereador Vavá, que está no exercício do mandato, disse que nenhum dos vereadores podem se sentir donos das atuais cadeiras, pois nelas poderão sentar pessoas que representam a sociedade e das camadas sociais mais baixas. Parece até que o vereador não sabia o que estava acontecendo.

Kenedy Gedeon, por sua vez, acredita que o aumento das vagas de vereadores oportuniza as chances dos que estão em mandato se reeleger e afirmou: “quem sabe uma das dessas vagas não será minha”.



Sebrae apresenta Feira do Empreendedor a empresários da região dos Cocais

Maior evento voltado aos pequenos negócios maranhenses acontece no mês de novembro, em São Luís

Cerca de 50 empresários e empreendedores da cidade de Timon estiveram reunidos nas dependências do Núcleo de Atendimento (NAE) do Sebrae Timon para conhecer o projeto e a programação da Feira do Empreendedor 2015, que chega à sua 8ª edição este e será realizada em São Luís no período de 18 a 21 de novembro, numa promoção do Sebrae.

O lançamento da Feira do Empreendedor em Timon – bem como em diversos municípios do Estado – integram a estratégia de divulgação do evento, tendo sido conduzido pelo gerente de Área de Operações do Sebrae no Maranhão, Mauro Borralho, que destacou a importância da ação, através do qual os empresários de pequenos negócios podem tomar conhecimento da dimensão da Feira.



“É um evento de grande importância, onde a sociedade tem a oportunidade de interagir com a equipe do Sebrae e os empresários têm acesso a capacitações, cursos e oficinas técnicas exclusivas, além de rodadas de negócios e contatos comerciais importantes para seus negócios”, avaliou Borralho.

No público presente, o empresário José Adalto, cabeleireiro há 20 anos, mostrou-se entusiasmado com as perspectivas apresentadas pela Feira. “Enxerguei uma grande oportunidade para adquirir novos conhecimentos e para trocar experiências com outros profissionais do meu segmento de atuação. Estou muito curioso quanto ao evento e vou procurar outros colegas para me acompanharem neste evento”, declarou Adalto.

Para o coordenador do NAE do Sebrae em Timon, César Guimarães, a ação de lançamento do evento estadual foi um momento de replicar informações e despertar interesse entre o público alvo da Feira do Empreendedor. “Nós, enquanto Sebrae, cumprimos nosso papel em replicar as informações sobre o evento, mostrando que é possível viabilizar a participação de empresários de Timon e região e podendo, com isso, fazê-los crescer e melhorar sua lucratividade e oportunizando novos negócios para nossa localidade”, afirmou Guimarães.

A Feira - Com o tema “Transformando desafios em negócios vencedores”, a Feira do Empreendedor 2015 estima a presença de 14.500 visitantes numa área de 10 mil metros quadrados, onde vai reunir expositores e consultores, numa grande oportunidade de atualização empresarial, gerando oportunidades para a abertura de novos negócios. A entrada é franca e as inscrições já podem ser feitas antecipadamente pelo site: www.feiradoempreendedor.com/cadastro
Unidade de Comunicação e Marketing (UCM)
Regional do SEBRAE em Caxias - Ma
Contatos: (99) 81114383

Comentários

Giro de notícias do blogdoribinha

13/07/2015 • 09:32

Informe publicitário


www.agencialev.com.br/clientes/timon_link/

Sem notícias da Câmara


O Diário Oficial eletrônico da Câmara Municipal de Timon passou todo o final de semana e inicio desta segunda –feira fora do ar.
Quem costuma acessar o diário para divulgar as informações da câmara no que diz respeito do expediente do dia, das votações, projetos de lei teve que se contentar com o aviso “not found”, que quer dizer “não encontrado”.

Portal da transparência fora do ar

O portal da transparência da Prefeitura de Timon “pra variar”, até o fechamento desta edição continuava fora do ar. Parece até praxe. Quando o governo federal libere recursos o portal tem ficado alguns dias sem acesso. Depois volta ao normal.

DMtrans tem que fiscalizar


De que adiante a prerrogativa do Departamento Municipal de Trânsito em Timon. O órgão para acéfalo após a instalação das sinalizações na cidade. Os motoristas, ciclistas, pedestres e outros continuam descumprindo toda sinalização como se não houvesse lei na cidade.

Os motoristas, por exemplo, que trafegam de forma correta obedecendo às sinalizações em ruas que tem sentido único com o trânsito pela contramão. As ruas e passeios continuam sendo transformadas em estacionamento para veículos e o mais grave. Não existe guarda municipal em lugar nenhum.

Primeira mão

A imprensa resolveu confirmar as informações publicadas com exclusividade pelo blogdoribinha. No que diz as mudanças políticas, semanas atrás o blogdoribinha já hava anunciada a filiação de irmão Francisco no PCdoB.

     

Alexandre Almeida visita obras de asfaltamento em Timon

O deputado estadual Alexandre Almeida (PTN) visitou sábado último as obras de asfaltamento que estão sendo realizadas na região do grande Parque Alvorada, em Timon. O parlamentar destacou que as obras estão sendo realizadas com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio de um empréstimo contraído pela gestão da ex-governadora Roseana Sarney e aprovado pela Assembleia Legislativa do Maranhão.

Alexandre lembrou que a aprovação da Assembleia Legislativa para a realização desta operação de crédito junto ao BNDES possibilitou ao Governo do Estado do Maranhão realizar diversas obras em todo o estado. “Em Timon podemos citar o Parque Empresarial e a Reforma e Ampliação do Batalhão da Polícia Militar, obras que foram realizadas graças à aprovação deste empréstimo junto ao BNDES. Agora estamos vislumbrando mais uma dessas realizações que é o asfaltamento de 08 quilômetros de ruas e avenidas de Timon, nos bairros Parque Alvorada, Jóia, Vila do Bec, Cidade Nova, Flores, Parque União e Vila Angélica”, destacou.

O parlamentar destacou que se reuniu com o atual secretário estadual de Infraestrutura, Clayton Noleto, para buscar a conclusão desta obra de asfaltamento e que este lhe deu garantias de que as obras seriam realizadas ainda este ano, o que de fato está acontecendo, melhorando a qualidade de vida da população que reside nas regiões que estão recebendo as obras de infraestrutura.

“Devemos ainda reconhecer o comprometimento do governador Flávio Dino em dar continuidade a estas obras, que já estavam com projetos prontos e licitadas, mostrando que o importante é garantir a melhoria de vida de nossa população”, pontuou Alexandre. (Por Juarez Fernandes-Ascom do Deputado).

Comentários

Relator da máfia das próteses visita Timon e fala ao blogdoribinha

11/07/2015 • 10:48


A Professora Socorro, o ex-vereador Zé Filho, o Deputado Federal André Fufuca e o ex-deputado federal Professor Sétimo



De passagem por Timon, onde foi recepcionado na residência do casal Waquim – Sétimo e Socorro -, com café da manhã, o jovem deputado federal André Fufuca (PEN-MA), conversou com o blogdoribinha sobre sua atuação na Câmara Federal. Em seu primeiro mandato, o deputado maranhense foi escolhido para ser o relator da CPI que investiga a Máfia das Próteses no Brasil.

Indiciamento de de 10 pessoas

Com base em depoimentos e informações colhidas pela CPI, André Fufuca apresentou na última quarta-feira (8) o seu relatório final no qual pediu o indiciamento de dez pessoas. A votação do texto, porém, foi adiada para a semana que vem após pedido de vista coletivo (mais tempo para análise) feito pelos deputados.

Projetos de Lei


O documento do relator propõe a tramitação de quatro projetos de lei para regulamentar o mercado de implantes no Brasil. Fufuca também sugere ao Ministério Público que investigue médicos e empresários, além de 14 empresas, envolvidos no esquema de fraudes.

De acordo com Fufuca o mercado de prótese no Brasil é tão rentável que uma prótese que custa o valor inicial de 2 mil 890 reais chega ao preço final de 19 mil reais depois de implantada no paciente, depois de várias taxações e cobranças para que seja feito o implante na rede de saúde. Ele criticou também as cobranças e altos valores que os hospitais praticam com os pacientes que são encaminhados para as UTIs e Máfia das Pensões, que são práticas em Teresina, onde os pacientes são cooptados por médicos e hospitais para fazerem seus tratamentos a preços absurdos.



Transparência e regulamentação

O deputado federal entende que além da transparência falta a regulamentação do sistema. Ele cita, por exemplo, que os preços de próteses e órteses, variam absurdamente de estados para estados e de hospitais para hospitais isso porque virou um negócio com comissões e um verdadeiro desrespeito com a vida humana. Além de falta de ética dos profissionais do ramo e dos hospitais.

Entre as práticas irregulares constatadas pela CPI estão a cooptação de profissionais por fabricantes e distribuidores com o oferecimento de vantagens como presentes e viagens e pagamento de propina em troca de falsificação de prontuários e boletins médicos e simulação de atos cirúrgicos.

No caso dos hospitais, foi verificada a prática de sobretaxar as próteses sob a alegação de que os valores pagos pelo SUS e convênios médicos estão defasados.

Fraude nas licitações

Em relação ao SUS, o relatório destaca que são realizadas anualmente 7 milhões de cirurgias que usam próteses, sendo que algumas empresas oferecem meios de fraudar licitações de hospitais públicos.

No seu parecer, Fufuca atesta ainda que falta regulação do mercado, além de ser falha a fiscalização pelos conselhos das categorias profissionais, que geraram um "processo viciado".

Padronização


Para solucionar os problemas no setor, ele defende a padronização da nomenclatura dos dispositivos médicos implantáveis, o aperfeiçoamento no controle de fluxo de dispositivos médicos no SUS e a tipificação de crimes, como o ato de aceitar ou prometer vantagem financeira indevida para o uso de determinada marca.

Outra questão levantada é a necessidade de deixar a cargo do SUS, por meio dos hospitais universitários, o treinamento e formação profissional para uso dos equipamentos, evitando, assim, que as empresas assumam esse papel.

De acordo com o relatório, o faturamento do mercado de órteses e próteses implantáveis em 2014 foi estimado em R$ 4 bilhões, cerca de 20% do total de dispositivos médicos, que incluem todos os produtos de interesse da saúde. (Com edição e informações do G1.com- Fotos Levi Dias).

Comentários

Câmara votará limites de doação e de gastos em campanhas eleitorais

11/07/2015 • 07:05



Serão analisadas emendas ao projeto da minirreforma eleitoral. Também está na pauta a proposta de emenda à Constituição (PEC) da reforma política, que precisa ser votada em segundo turno

O Plenário da Câmara dos Deputados continua na próxima semana a votar o projeto de lei da minirreforma eleitoral (PLs 2259/15 e 5735/13). Também poderá ser analisada, em segundo turno, a PEC da reforma política (182/07).

A minirreforma eleitoral trata, entre outros pontos, de limites das doações para campanhas, dos gastos de campanha, da prestação de contas e da quantidade de candidatos.

Para concluir a votação do projeto, os deputados precisam votar destaques e emendas. Na última quinta-feira (9), foi aprovado o texto-base da proposta, na forma do substitutivo do deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ).

O texto prevê, por exemplo, limites para doações de empresas privadas a partidos. Além do limite na lei atual de as empresas doarem até 2% do faturamento bruto do ano anterior à eleição, as doações totais serão de até R$ 20 milhões, e as doações feitas a um mesmo partido não poderão ultrapassar 0,5% desse faturamento.

A possibilidade de doações de empresas a partidos também consta da PEC da reforma política.

Votação em 2º turno

No segundo turno da PEC da reforma política, os deputados votarão destaques que pedem a retirada de trechos do texto aprovado em primeiro turno. Um dos destaques que devem ser apresentados tenta excluir a possibilidade de empresas financiarem campanhas eleitoras por meio de doações a partidos.

Outro ponto que pode ser questionado é o mandato de cinco anos para todos os cargos eletivos. Atualmente, os mandatos de senadores são de oito anos e os demais de quatro anos.

Para manter o texto aprovado em primeiro turno, são necessários 308 votos.

Maioridade penal

A PEC da maioridade penal (171/93) também está na pauta da semana, mas o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, já adiantou que dificilmente haverá tempo para votá-la antes do recesso parlamentar.

A proposta precisa ser votada em segundo turno. Há destaques supressivos propondo a retirada de trechos do texto. A proposta permite o julgamento de adolescentes infratores entre 16 e 18 anos por crimes hediondos, homicídio doloso ou lesão corporal seguida de morte.

Votação da LDO

O Plenário da Câmara terá sessões de votação de terça-feira (14) a quinta-feira (16). As votações em segundo turno das PECs podem ser dificultadas, no entanto, devido ao curto prazo para a votação do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO 2016) na Comissão Mista de Orçamento e no Congresso.

As votações da comissão mista somente podem ocorrer se não houver Ordem do Dia de sessões da Câmara e do Senado ocorrendo simultaneamente.

A sessão do Congresso (que reúne deputados e senadores) está marcada para as 11 horas de quarta-feira e, antes da votação da LDO 2016, os parlamentares precisam votar 12 vetos da Presidência da República a projetos de lei e medidas provisórias.

Esta será a última semana de votações antes do recesso parlamentar. Na quinta-feira, os deputados votam a lista de representantes da Câmara na Comissão Representativa do Congresso Nacional, que funcionará durante o recesso, de 18 a 31 de julho.

Comentários

Nota de esclarecimento

10/07/2015 • 22:57



Em resposta à falsa informação repassada pelo informante ao blogdoribinha, a Prefeitura de Timon, através de sua assessoria de comunicação afirmando que: "o fornecimento de energia na sede da Prefeitura de Timon tenha sofrido corte nesta sexta-feira (10) por falta de pagamento, a administração municipal esclarece que tem se mantido 100% adimplente quanto ao pagamento de suas contas de energia, inclusive saldando dívidas deixadas por gestões anteriores. Desta forma, não procede a informação de que existam débitos junto à Cemar".

"Antes da queda de energia, ouviu-se uma explosão na vizinhança, o que provavelmente esteja ligado ao fato. Assim, a suspensão do fornecimento de energia na sede da Prefeitura certamente foi ocasionada por problemas de ordem técnica, cujos reais motivos ainda não foram devidamente esclarecidos pela empresa, mas o governo municipal já está cobrando da concessionária um posicionamento para explicar o ocorrido e exigindo urgência na solução do problema".

Prefeitura Municipal de Timon

Comentários

  1. «
  2. ... 
  3. 7
  4. 8
  5. 9
  6. 10
  7. 11
  8. 12
  9. 13
  10. ...
  11. »
ENVIE SEU COMENTÁRIO
COMPARTILHE COM AMIGOS
SELECT SQL_CACHE banner.arquivo,banner.link,banner.tempo,tipo.altura,tipo.largura FROM dsm_banner_rel_secao as relacao INNER JOIN dsm_banner as banner ON banner.id=relacao.banner_id INNER JOIN dsm_banner_tipo as tipo ON banner.banner_tipo_id=tipo.id WHERE banner.status=1 AND relacao.secao_id='140' AND banner.arquivo <> '' AND (banner.banner_tipo_id='5' OR banner.banner_tipo_id='6' OR banner.banner_tipo_id='7' OR banner.banner_tipo_id='8') ORDER BY banner.prioridade ASC,relacao.id DESC

O Portal AZ é apenas o meio contratado para divulgação deste material.
Todo conteúdo, imagem e/ou opiniões constantes neste espaço é de responsabilidade civil e penal exclusiva do blogueiro.
O material aqui divulgado não mantém qualquer relação com a opinião editorial da empresa.

portal az - Informação de Verdade
Todos os direitos reservados © 2000 - 2009