Homepage
RSS
Twitter

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Busca

Política fiscal do Maranhão pode atrair mais de 100 empresas do Piauí

11/03/2014 • 11:36
















Acima à esquerda, o presidente da Associação Piauiense de Atacadistas e Distribuidores (Apad),Emmanuel Lopes, com o deputado Julio César em palestra realizada ontem(10).

Muitas empresas tendem a migrar para Timon com a perspectiva do Polo Empresarial. Para presidente da Associação dos Atacadistas, a vizinha cidade maranhense ganha de Teresina em atrativos fiscais.

Empresários do setor atacadista piauiense apresentaram durante reunião com o deputado federal Júlio César Lima (PSD-PI - na foto ao lado), ontem (10), inquietações que impedem o crescimento do setor no Estado. Eles alertam que o Piauí pode perder até 110 empresas só no início do ano para o Maranhão por conta da guerra fiscal.

Para o presidente da Associação Piauiense de Atacadistas e Distribuidores (Apad), Emmanuel Lopes, a insegurança jurídica impede o desenvolvimento da área. "Não temos no Brasil um regime jurídico único. As brechas da legislação permitem uma série de acordos que acabam por tornar a competição entre estados desleal", disse Lopes.

De acordo com a Apad, empresas da construção civil, depósitos e química podem optar pelo Maranhão ao Piauí no início do ano.

O encontro reuniu, na sede da Apad, no centro de Teresina, uma série de empresários que assistiram a palestra "Sistema Tributário no Brasil, no Piauí, o que esperar?".

No evento, o parlamentar convidado divulgou o livro "Brasil em dados comparativos". "A única resposta que eu tenho para dar é que o Congresso tem que acabar com a guerra fiscal. Para isso, é necessário unificar a cobrança do ICMS em 4% na origem e 4% no destino. Mas ainda engatinhamos para esse entendimento", afirmou Júlio César.



Perda de empresas para Timon



Como resultado dessa disputa, o Piauí corre o risco de perder até 110 empresas para o Estado do Maranhão apenas no início deste ano. Enquanto no estado vizinho os incentivos fiscais chegam a 2% de cobrança do ICMS, no Piauí a alíquota chega a 17%.

"Soma-se a esse atrativo fiscal o fato de Timon (MA) ter energia, água, telefonia e via de escoamento de qualidade. Fica muito difícil competir com a cidade vizinha", disse o membro da Apad, Maurício Noronha.

"Enquanto não tivermos uma legislação única tratando sobre o assunto, será impossível competir em pé de igualdade com outros estados. Acabando a guerra fiscal, começa-se uma disputa interessante, onde cada estado terá que se munir de serviços de qualidade para atrair empreedimentos. É claro que para que isso ocorra os estados terão que ter uma compensação do governo federal", completou Júlio César.

(Com informações e texto do portal Cidadeverde.com)




Deputado Alexandre Almeida apresenta projeto que beneficia professores da rede pública de ensino



O deputado Alexandre Almeida (PTN) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, durante a sessão de hoje (11), para defender o seu projeto de lei que autoriza a unificação de matrículas dos professores da rede pública estadual.

O projeto beneficia professores da Educação Básica que possuírem duas matrículas de 20 horas junto à Secretaria de Estado da Educação. "O que pretendemos com esse projeto é que esses professores possam transformar essas duas matrículas em uma única, de 40 horas de jornada semanal de trabalho, ficando asseguradas todas as vantagens pessoais já incorporadas às duas matriculas", explicou Alexandre Almeida.

Segundo o parlamentar, o projeto atende a solicitação de uma parcela significativa de professores da rede pública que, por compatibilidade de horários, acumulam matrículas, porém vêm sendo forçados a abdicar de uma delas, sob pena de responder a inquérito administrativo por acumulação de cargo público, e sofrer condenação de devolução de valores.

"Sabemos que a Constituição Federal determina ser possível acumular dois cargos de professor, desde que haja compatibilidade de horários, logo a unificação de matrículas possibilita aos educadores usufruir desse direito constitucional, sem prejuízos, principalmente financeiros", ressaltou o deputado. "Destacamos ainda, que o enquadramento de professor detentor de dois cargos de 20h em um de 40h não ofende a forma de investidura no serviço público, uma vez que o provimento dos dois ocorreu por meio de aprovação em concurso", finalizou Alexandre Almeida.

(Assessoria de Comunicação do Dep. Alexandre Almeida)


Comentários

SILVINO RESENDE

MEGAPREPARATORIO@HOTMAIL.COM postado:
11/03/2014 - 18:59
SE REALMENTE ESSE POLO INDUSTRIAL SAIR DO PAPEL TEMOS QUE BATER PALMAS PARA O PREFEITO LUCIANO, VAI GERAR MUITOS EMPREGOS EM NOSSA CIDADE E É DISSO QUE NOSSOS FILHOS PRECISAM.PARABÉNS AO PREFEITO.

Miguel Arcanjo

postado:
11/03/2014 - 15:56
Cadê os asfaltos, deputado???

silva filho

postado:
11/03/2014 - 15:43
Esse Polo Empresarial será a redenção econômica de Timon, a maior obra do governo do estado no município na história.

postado:
11/03/2014 - 15:40
Nosso alexandre deputado mostrando trabalho

Pré-eleição na câmara silencia governistas

10/03/2014 • 18:38

A oposição nunca teve tanta voz e vez quanto na sessão de hoje na Câmara Municipal. Os vereadores Tales Waquim, Francisco Torres(ambos na foto ao lado) e Biú se revezaram em discursos de ataques a gestão municipal. Flertados pelos vereadores governistas, especialmente o atual presidente Chagas Cigarreiro, que trabalha por uma antecipação da eleição para a mesa diretora na casa, e portanto, está de olho nos votos dos companheiros da oposição, os parlamentares contra o governo ficaram à vontade sendo os destaques da sessão.

Nas críticas disparadas contra a administração, a infraestrutura foi o setor preferido. Os buracos em vias públicas foram os alvos dos parlamentares. Os vereadores falaram o tanto que quiseram sem qualquer discurso contundente que lhes fizessem contraponto.

Foi de chamar a atenção a falta de solidariedade dos parlamentares governistas com a administração municipal. Não fosse o vereador do PSB, Jair Mayner, com uma defesinha muito discreta, as críticas tinham reinado sem qualquer rebate.



Vereador cobra a construção de escola na zona rural



O vereador do PSB, Cacá do Frigosá(foto). lembrou na sessão de hoje na Câmara Municipal da reportagem do programa Fantástico  mostrando as péssimas condições de uma escola no município de Codó.O parlamentar disse desconhecer que em Timon tenha escola assemelhada, mas ressaltou que desde o ano passado tem cobrado da Secretaria Municipal da Educação que seja construída uma escola para o povoado Cabeceira do Verríssimo.

De acordo com o vereador, naquela localidade a escola da rede municipal da educação funciona há tempos no prédio de uma igreja. Ele disse que as condições do local não são indignas, entretanto é chegada a hora do governo municipal erguer uma sede própria de um colégio para a comunidade.

Cacá do Frigosá lembrou que ainda no ano passado cobrou a construção da escola, mas ouviu de técnicos da educação municipal que o orçamento com o qual trabalhavam em 2013 era oriundo do governo Socorro Waquim e não tinha previsão orçamentária para a construção.

Lamentando a situação, o parlamentar contou que chegou a cobrar novamente este ano e foi informado que construção da escola não foi incluída também no orçamento de 2014.



Comarca de Timon instala sala para depoimento sem dano




























Foi instalada nesta segunda-feira (10/03/2014) a sala especial para o depoimento sem dano no Fórum de Timon.

O Projeto “Depoimento sem Dano” é uma iniciativa já implementada no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. No Maranhão, a Comarca de Coelho Neto/MA instalou a sala de depoimento sem dano junto à 2a. Vara da Comarca, cuja titular é a juíza de direito Drª Karla Jeane Matos de Carvalho. Agora a Comarca de Timon também conta com uma sala apropriada para colher o depoimento de crianças e adolescentes vítimas de violência.

Funciona da seguinte forma: o Juiz, Promotor, Defensor e acusado ficam na sala de audiência e por meio de um monitor de vídeo acompanham o que se passa na sala especial de depoimento sem dano, na qual um profissional do setor psicossocial de Timon (psicóloga e/ou assistente social) entrevista a vítima utilizando das técnicas próprias para obter o relato de como o fato realmente se passou. Após, esse registro fica gravado em DVD, para ser anexado ao processo.

Apesar de não ocorrer no mesmo ambiente no qual estão Juiz, Promotor, Defensor e acusado, o depoimento da vítima respeita o contraditório e ampla defesa, pois é possível ao acusado, através de seu Defensor, da sala de audiências, fazer perguntas à vítima, que serão ouvidas apenas pelo entrevistador na sala especial, que por sua vez irá utilizará das técnicas apropriadas para obter a informação desejada.

Nos crimes cuja vítima é criança ou adolescente, a obtenção da prova não é tarefa fácil, especialmente nos casos de abusos sexuais praticados contra crianças e adolescentes, pois, são, em regra, realizados às escondidas, sem qualquer testemunha e não deixam também, na maior parte dos casos, qualquer vestígio material – aquele capaz de ser apurado através de perícia médica. Por isso, o depoimento da vítima (criança ou adolescente) é de extremo valor, eis que não é raro ser a única prova possível no processo.

São também objetivos do projeto minimizar, durante o depoimento, os danos causados à criança e ao adolescente vítima de violência, por meio da capacitação de profissionais e aquisição de equipamentos para adequação do ambiente e garantir, a criança/adolescente, proteção e prevenção da violação de seus direitos, quando ao ser ouvida em juízo sua palavra é valorizada, por meio de inquirição que respeita sua condição de pessoa em desenvolvimento.

Para contribuir para o funcionamento da sala especial, a Diretoria do Fórum de Timon providenciou uma sala própria e o servidor Tarcisio Franco Jaime - Analista Judiciario – Suporte e Análise de Redes com o auxílio do servidor Jaime Rios Neto, organizou os sistemas de transmissão de vídeo. Já a servidora Helayne Moura Lima, Analista Judiciario – Assistente Social irá exercer a função de facilitador para o depoimento. Para aparelhamento da sala, houve também a contribuição do Dr. José Elismar Marques (titular da 3a. Vara Criminal - vara privativa de crimes contra criança), com aquisição de parte dos equipamentos (mesa de som, microfones etc.). Estiveram na instalação além dos servidores e do magistrado mencionados, o Promotor de Justiça com atuação na 3ª Vara Criminal, Dr. Fernando Evelim de Miranda Meneses e o Juiz Diretor do Fórum, Rogério Monteles da Costa.

(Do blog do juiz Rogério Monteles)




Homens arrombam Fórum de Lago da Pedra e levam mais de 20 armas


Munição, dinheiro e celulares também foram levados.Todas as portas e armários do estabelecimento foram arrombados.

A polícia investiga a invasão do Fórum de Justiça em Lago da Pedra, a 317 quilômetros de São Luís. Há suspeita de envolvimento de foragidos do presídio do município de Pedreiras. Pelo menos 20 armas de fogo foram levadas do Fórum. Entre elas, fuzis, revólveres e pistolas.

No estabelecimento não tem alarme, cerca elétrica ou circuito de câmeras. Apenas um vigilante fazia a segurança no local. Seis homens armados, encapuzados e com luvas chegaram ao prédio por volta das 4h. Eles entraram pela porta dos fundos e amarraram o vigilante.

De acordo com a polícia, a quadrilha passou cerca de uma hora dentro do Fórum. Todas as portas e armários foram arrombados. Munição, dinheiro e celulares também foram levados. Os criminosos fugiram em dois carros e uma moto.

"A gente conseguiu colher imagem, já conseguiu achar testemunhas que viram a movimentação. Estamos também solicitando apoio da população que viu os criminosos para o auxílio na identificação", afirmou o delegado Lúcio Rogério.

Um laudo técnico será emitido pelo IML.

(Do G1 MA, com informações da TV Mirante)

Comentários

jucelino

postado:
11/03/2014 - 15:42
Quero saber se não tiver eleição como ficarão os vereador do lado do prefeito vão ficar calado?

postado:
11/03/2014 - 15:39
O que uma eleição na camara não faz, né seu elias?

BURACO NAS RUAS? LUCIANO A CULPA É SUA.

postado:
11/03/2014 - 11:09
TE VIRA PREFEITO, PRA QUE VC FOI ELEITO?? SERÁ QUE MAIS UM ANO VAI SE PASSAR SEM NADA DE OBRAS? AS OBRAS QUE FEZ FORAM TUDO DE VERBAS FEDERAIS QUE O SÉTIMO TROUXE NO GOVERNO DA SOCORRO. O QUE VC FEZ ATÉ AGORA? SERÁ QUE PELO MENOS TEU SALÁRIO FOI CORTADO PELA METADE COMO VC PROMETEU? DUVIDO.

40 policiais são chamados para conter princípio de rebelião no Jorge Vieira

10/03/2014 • 12:28



























































































Um princípio de rebelião iniciado na manhã desta segunda-feira,10, no presídio Jorge Vieira, está mobilizando dezenas de policiais militares. Segundo o comandante da PM de Timon, Major Medeiros, o início do problema foi iniciado quando grupos de presos de setores diferentes quiseram arrebentar as celas para se enfrentarem.

Na opinião do comandante, a briga entre grupos no presídio pode ser dissimulação para uma tentativa de fuga.

Quarenta homens da polícia militar estão no presídio para controlar a situação.

De acordo com o líder comunitário Joubert Soares(na foto acima), que estava perto do presídio no início da rebelião, os presos gritavam, atearam fogo em colchões e tiros foram ouvidos.

Apesar do barulho, o comandante da PM, Major Medeiros diz que a situação está sob controle dos militares e agentes penitenciários.

Uma viatura do Corpo de Bombeiros foi chamada para o presídio.

Neste momento, os militares estão separando os presos para fazerem uma varredura nas celas envolvidas no princípio de rebelião.



Campanha de prevenção ao HPV é lançada em Timon

















Na manhã desta segunda-feira (10) ocorreu o lançamento oficial da campanha que visa prevenir o câncer de colo do útero, causado pelo Papiloma Vírus Humano (HPV). A Unidade Escolar Nazaré Rodrigues foi uma das escolas escolhidas pela Secretaria de Saúde de Timon para a abertura do evento que contou com a participação do secretário de saúde, Marcio Sá, coordenadores da SMS, professores, direção da escola e estudantes.

O secretário Márcio Sá destacou a importância da campanha que tem como meta vacinar 4.914 meninas, entre 11 e 13 anos. “Mais uma vez temos que enfatizar o comprometimento da Prefeitura de Timon com a população ao assegurar a implantação da vacina que vai garantir a proteção contra o vírus que está associado à maioria dos casos de câncer de colo do útero. É necessário que todos entendam a importância da imunização e que os pais e responsáveis levem e incentivem suas filhas a se vacinarem, uma vez que esta é a forma mais fácil de prevenir o HPV”, falou o gestor.

As adolescentes poderão ser vacinadas nas próprias escolas onde estudam (com autorização dos pais ou responsáveis) ou nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. De acordo com Itelmária Escórcio, diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica de Timon, serão necessárias três doses para completar o ciclo de imunização. “Após a primeira dose, a segunda deverá ocorrer em seis meses. E a terceira, cinco anos após a primeira dose. Os pais que não quiserem que suas filhas sejam vacinadas na escola deverão assinar um Termo de Recusa”, informou a diretora.


A vacina


A vacina contra o HPV é uma medida preventiva e não substituiu a realização de exames periódicos e o uso de preservativo nas relações. A mesma tem eficácia comprovada para mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus.

Esta é primeira vez que a vacina será aplicada de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e passa a ser incorporada no calendário de vacinação de meninas de 11 a 13 anos. Em 2015, a vacina será ofertada para meninas de 9 a 11 anos. O Ministério da Saúde investiu R$ 465 milhões na compra de 15 milhões de doses da vacina para este ano, quantidade suficiente para que 5,2 milhões de pré-adolescentes sejam imunizadas.



HPV e o câncer de colo de útero



A cada ano, 270 mil mulheres no mundo morrem por conta da doença. No Brasil, 5.160 mulheres morreram em 2011 em decorrência da doença. Em 2013, o Instituto Nacional do Câncer estimou o surgimento de 17.540 novos casos.

O HPV é capaz de infectar a pele ou as mucosas e possui mais de 100 tipos. Do total, pelo menos 13 têm potencial para causar câncer. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) 291 milhões de mulheres no mundo são portadoras do HPV, sendo que 32% estão infectadas pelos tipos 16, 18 ou ambos. No Brasil, a cada ano, um número de 685, 4 mil pessoas são infectadas por algum tipo do vírus.

A vacina contra HPV que será distribuída no SUS é a quadrivalente, que previne contra quatro tipos de HPV (6, 11, 16 e 18). Dois deles (16 e 18) respondem por 70% dos casos de câncer de colo de útero, responsável atualmente por 95% dos casos de câncer no país. É o segundo tipo de tumor que mais atinge as mulheres, atrás apenas do câncer de mama.



Prefeitura vai inaugurar iluminação de campos da zona rural



Nesta segunda-feira (10), a Prefeitura Municipal de Timon, por meio da Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer (SemeJ) dará início à inauguração da iluminação dos campos de futebol da zona rural da cidade. O primeiro será o do povoado Castelo, localidade onde há uma prática constante do futebol amador entre os desportistas de toda a região. A solenidade contará com a presença do prefeito de Timon, Luciano Leitoa, do secretário da Semej, Antônio Lucélio Carvalho Mendes e de várias autoridades políticas do município.

Após a inauguração do serviço de iluminação, que foi feito numa parceria entre a Semej e o Departamento de Iluminação Pública (Dempi), haverá uma partida de futebol a ser realizada entre as equipes que representarão o povoado Castelo, anfitrião, e o da Santa Amélia. Seguindo a agenda da zona rural, na terça-feira (11), será a vez do povoado Santa Amélia inaugurar a sua iluminação do campo local. Também com a presença do prefeito Luciano Leitoa acontecerá uma partida de futebol do time da casa contra o do Castelo.

É importante destacar que a Prefeitura de Timon, por meio da Semej e Demip, também iluminou os campos dos povoados Barra das Pombas, Barra das Caraíbas, Santa Maria da Torre e Bonitinho. A data de inauguração nestas localidades será definida posteriormente.


Zona Urbana



A Semej e o Demip também tomaram providências em relação a algumas praças esportivas e melhoraram a iluminação de vários campos de Timon onde há maior frequência de praticantes do esporte e de público, sendo eles: Miguel Lima (São Benedito), Poeirão (São Francisco), Abóboras (Bela Vista), Campo do Mano (Vila Angélica), Cruzeiro (Parque Piauí), Campo do Gilmar(Parque Alvorada), Campo do Conjunto Boa Vista, Campo do Bairro Formosa, Campo da Vila João Reis, Campo do Mutirão.

  (Da Assessoria de Comunicação-Secretaria Municipal de Comunicação-Secom)

Comentários

Lúcia

postado:
11/03/2014 - 08:35
Elias, seria interessante saber se o forum de Timon já possui em seus quadros profissionais das áreas da psicologia e serviço social, e são quantos para realizar esse trabalho do depoimento sem dano,

morador

postado:
10/03/2014 - 19:17
o campo do castelo e muito ruim eles tão inaugurando e só a iluminação pois o campo não presta

João Batista Filho

jbfilho@hotmail.com postado:
10/03/2014 - 18:10
Parabéns Elias pela matéria postada. Mas é de se lamentar a postura do secretário de Limpeza, ele que fez parte, juntamente com outros integrantes do atual governo, de situações parecidas no governo passado. Ele esquece que a manifestação é livre.

antonio jacinto

postado:
10/03/2014 - 18:05
Elias, essa turma do contracheque do tempo da socorro waquim tá para não aguentar ficar sem a prefeitura, agora andam com um boneco pra cima e pra baixo no desespero total.

Protesto com boneco tem registro em delegacia

09/03/2014 • 19:54


















Nascido para satirizar as gestões públicas que negligenciam com buracos nas ruas e avenidas da cidade, o boneco João Buracão nasceu no Brasil e chegou a Timon ainda nos últimos anos da gestão da ex-prefeita Socorro Waquim. Na época, aliados do prefeito Luciano Leitoa fomentaram a sátira que agora volta-se contra o atual governo municipal com o incentivo de militantes políticos da oposição.

Ontem (8) a brincadeira com o boneco percorreu vários pontos de Timon onde a infraestrutura não conseguiu ainda dar resposta com solução para os vários buracos que existem nas vias públicas.Um desses locais foi a avenida Jaime Rios(veja na foto acima), onde o governo municipal abriu uma galeria há mais de 15 dias para desentupi-la e até o momento não terminou o serviço.

A brincadeira não foi bem aceita por membros do governo. O Secretário de Limpeza, Alexandre Luz(na foto acima), não gostou e procurou o 3º Distrito Policial para registrar um Boletim de Ocorrência.

Em conversa com o blog, ele contou que não tem nada contra a sátira, mas os participantes do protesto estavam atrapalhando o trabalho dos operários e os constrangendo.

O secretário classificou o protesto como político. “Não foi um protesto do povo, mas de quatro ou cinco militantes políticos ligados a partidos derrotados nas últimas eleições. Portanto não é legítimo”, avaliou Alexandre Luz em conversa por telefone com o blog do Elias Lacerda.

Sobre os trabalhos na galeria, Alexandre acrescentou que operários trabalharam no local até às 5 horas da manhã deste domingo,9. “Nossa meta é terminar os serviços na segunda ou terça-feira próximas”, informou.
É o governo Luciano Leitoa provando da mesma situação a que foi submetida a ex-prefeita Socorro Waquim quando estava à frente da prefeitura.

Como a falta de conservação e zelo com as vias públicas são os melhores territórios para ataques da oposição, o melhor mesmo é o prefeito com sua equipe arregaçarem as mangas e dar solução para o problema...

(Com fotos do portal Hoje e de Eduardo Rego)




Abandonado, CAIC de Timon é saqueado e vira refúgio de usuários de drogas





















































Do jornal O Leste

Criado na década de 90, CAIC (Centro de Atenção Integral a Criança e ao Adolescente) era visto como modelo de educação do país. O de Timon, no entanto, por conta de sua localização geográfica e por ser construído em cima de uma lagoa, muita lama vem invadindo o local, além do mato como mostra as imagens acima. Abandonado desde 2012, hoje o local vem servindo para muitas outras finalidades, menos fornecer educação.

“A noite o CAIC vira uma zona. A região fica perigosa por conta da concentração de usuários de drogas e ladrões no local. Eu já fui assaltada aqui na porta de casa, eles saíram lá de dentro, tem de tudo, prostituição, pessoas usando drogas, roubando portas, até uns tempos ainda tinha vigia, mais nem isso não tem mais” relata moradora do bairro que não quis se identificar.

Tal situação reflete o descaso da Secretaria Estadual da Educação com Timon. No ano passado membros do governo chegaram a prometer providências para resolver a situação, mas até o momento a população não vê mudança alguma. E enquanto isso, o patrimônio público que deveria envolver crianças e adolescentes em atividades socioeducativas, vem sendo dominado por vândalos, o que aterroriza a população cada vez mais.

Criado pelo governo federal na década de 90, o CAIC era uma proposta nacional que buscava garantir a infância e a adolescência seus direitos fundamentais de cidadania. Seu objetivo é oferecer uma educação de qualidade, atendimento a criança desde o berçário, até a conclusão do ensino fundamental. Timon foi uma das poucas cidades do Maranhão contempladas com o projeto que por um erro estratégico foi construído num local onde existia uma lagoa. O colégio foi por várias vezes foi alagado durante o inverno. Em 2012 sofreu o mais duro golpe quando foi invadido por uma enxurrada de lama que o fez fechar definitivamente.

Feito para educar crianças, o Caic de Timon hoje hospeda em seu prédio abandonado e esquecido, vândalos, drogados e ladrões. Do local esses novos hóspedes já levaram quase tudo o que a Secretaria Estadual da Educação deixou. Por último estão até destelhando o prédio para levar as telhas.



"Anel da Soja é uma mudança na história da agricultura familiar e industrial do MA", diz Luis Fernando




























Luis Fernando (camisa listrada) durante na foto acima ao lado do prefeito Luis Rocha Filho na solenidade de assinatura da ordem de serviço da obra.


Já começou a maior obra pública do Sul do Estado e maior obra rodoviária do Maranhão: o Anel da Soja, um conjunto de quatro rodovias estaduais, que serão interligadas com obras de pavimentação e restauração, totalizando 684 km.
Em Balsas, na última sexta-feira, o secretário de Estado de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, assinou ordem de serviço para o início da obra.

Acompanhado do prefeito Luís Rocha (Rochinha), Luis Fernando ressaltou a importância da Região Sul para o desenvolvimento econômico do Maranhão.


Mais informações sobre a obra


O Anel da Soja trata-se de um conjunto de quatro rodovias estaduais (MA-006; MA-007; MA-132 e MA-140) a serem interligadas com obras de pavimentação e restauração, localizadas na região próxima ao estado de Tocantins e a maior produtora de soja no Maranhão.

O Anel da Soja também terá obras na MA-140, trecho do Entroncamento da MA-007 até a divisa do Maranhão/ Tocantins (Porto Cordeiro), com 52 km.

E na MA-007, ligando o Km 50 até o Povoado Batavo, com 83,7 km de extensão. Já a MA-132 terá obras no trecho da BR-230, em Riachão, até o entroncamento da MA-140, no Povoado Coqueiro. Os recursos dessas etapas são financiados pelo Governo do Maranhão e pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES).

A 2ª fase do Anel da Soja inclui obras de restauração na MA-006, nos trechos Balsas até Tasso Fragoso, com 143 km, e de Tasso Fragoso até Alto Parnaíba, com 90 km de extensão. Nestas etapas, os recursos são do Tesouro Estadual. Já a 3ª e última etapa será de obras de implantação, na MA-141, promovendo a interligação da MA-006 (Pisa no Freio) até a MA-007 (Povoado Batavo).

(da assessoria)

Comentários

MARCOS

postado:
12/03/2014 - 03:21
AGORA O GOVERNO QUER CALAR O JOÃO BURACO?!

arnaldo

amrodrigues55@hotmail postado:
11/03/2014 - 18:39
Meu prezado Elias. o prefeito Luciano deveria nomear era outro secretario de infra-estrutura, porque este que esta ai não conhece bem a situação real de timon. primeiro que ele deveria ser um engenheiro para ter um conhecimento melhor em infra-estrutura, não desmerecendo o atual secretario de infraestrutura. Timon está um caos, cheios de lamas , buracos nas ruas e avenidas da cidade. era o que tinha a comentar.

neron

neronplay@rotmail.com postado:
10/03/2014 - 19:31
é pra aguentar a taca caladinho pois este povo ai do poder nao aceitam criticas e sugestoes ...cade a democracia deste pais ,volta jesus...

Luis Carlos

lcarlos25@hotmail.com postado:
10/03/2014 - 18:34
João Baratão, de tão barato ficou sem valor, agora vai ter que puxar o saco do prefeito. Aguarda João, a profª Socorro vai voltar. Tomara que que ainda não esteja totalmente quebrado.

joão baratão

postado:
10/03/2014 - 15:54
todos os timonense sabe que o único objetivo desse povo da oposição é volta ao poder ,e quando eles estiveram la timon tinha muito mais buraco.

juliana

postado:
10/03/2014 - 13:47
secretaria de infra -estrutura manda tampar o buraco da rua 03 do loteamento boa vista e rua 01 pois esta precaria a situaçao lá porque senao outros joao buracao iram surgir .

loudes

postado:
10/03/2014 - 13:47
secretaria de infra -estrutura manda tampar o buraco da rua 03 do loteamento boa vista e rua 01 pois esta precaria a situaçao lá porque senao outros joao buracao iram surgir .

joaquim gutemberg teixeira caldas

caldasjoaquim@ig.com.br postado:
10/03/2014 - 11:43
Elias, esse boneco é o símbolo marcante dos governos de Timon,iludir a população da mudança, após eleito as praticas são as mesmas do anterior. O boneco é serio as promessas são piadas, que só pode ser tornadas serias em um novo governo. Temos homens e mulheres em Timon que pode ser excelente prefeito, não podemos colocar todos os timonenses em uma mesma vala comun, temos que buscar outros nomes, pois o voto é um exércicio democrático, essa mudança pode estar você, acredide, não aceite o velho travestido de novo, nem o novo de "mais essa oportunidade". Timon com você, tome essa atitude.

postado:
10/03/2014 - 11:27
A BR 316 NO PERÍMETRO URBANO VAI DESAPARECER, O MUNICIO PRECISA INFORMAR AO DENIT, PARA FAZER OS DEVIDOS REPAROS, POIS A BR NÃO AGUENTARÁ ATÉ O FIM DE MARÇO.

TE VIRA LUCIANO,TIMON TÁ UMA LOCA

postado:
10/03/2014 - 10:30
RAPAZ, SE OPREFEITO, CONTINUAR COM ESSA DE COLOCAR FLORES E MATOS NAS RUAS E AVENIDAS, TIMON VAI AFUNDAR NO MATO E LAMA.TE VIRA LUCIANO, VC E SEU GRUPO DESCIA A LENHA NA PREFEITA POR CONTA DISSO, AGORA TE PERGUNTO? O QUE TÁ SENDO FEITO PREFEITO???

BURACOS=TIMON

fm6972@hotmail.com postado:
10/03/2014 - 09:11
Ontem através dos buracos que existem nas ruas de Timon, fui contemplado do com tres pneus novos que estouraram, so na tarde de ontem, Timon poderá engolido pelos buracos,nada mais nada menos, gasots em torno de R$ 1.100,00 agradeço ps buracos por esse novo gasto infelizmente, até quando?

JOÃO LAMÃO E JOÃO MATÃO

postado:
10/03/2014 - 08:20
TEM QUE FAZER TAMBÉM O JOÃO LAMÃO E MATÃO. AQUI NA RUA ALIANÇA A COISA TÁ PODRE. MUITA LAMA E O PREFEITO NEM TICOTIRERIPIRA COM O POVO. LULU, ESPERE QUE A TACA NAS URNAS VAI SER FEIA PREFEITO.

Estudante

postado:
10/03/2014 - 07:53
Sr. Sec. de Infraestrutura de Timon, Mande tapar aqueles buracos da Av. Luis Firmino de Sousa. Essa Avenida é muito importante pra nossa cidade, tendo em vista que dá acesso ao Hospital e ao IFMA.

postado:
09/03/2014 - 23:25
Esclarecemos: esse buraco foi aberto pra resolver um problema nao solucionado em governos anteriores.

postado:
09/03/2014 - 22:25
Nunca entendi porque a ex-prefeita aguentava os abusos da oposição sem qualquer reação ofensiva. Hoje, o povo dos leitoas por não aceitarem criticas apelam pra delegacia e muitas vezes agressão. bebam do próprio veneno.

João buracão

postado:
09/03/2014 - 21:10
Pois bem meus amigos, na rua que eu moro, rua São José, no São Benedito, tem um esgoto jorando merda de dia e de noite. procurei um vizinho nosso, que pra mim tinha influencia no governo, pra interceder, e esse me gantiu que falou com o sub-secretário de infrainstrurura,e eu acho mesmo que falou, pois andou aquir um, mestre de obra pra ver a situaçõa, mais ao ver a sujeira e o mau cheiro deu meia volta dizendo que aquilo e responsabilidade do SAAE. E o problema continua, mais eu quero aquir convidar o ilustre bloguero pra vim ver o probema de perto pois eu estou preste a plantar um pe´de banenaira dentro do buraco pra ver se chamo atemção das autoridades, porque não da mais prar viver neste mau cheiro.

Túnel do Tempo: _ O mingau de dona Joaninha e o cuscuz de dona Lourdes

08/03/2014 • 08:39

Por Gil dos Santos

1 – Os tamancos ficaram no canto do quarto, pois não mais faziam parte de minha indumentária escolar. Na mesinha de estudo, iluminada por um fraco bico de luz (Ao primeiro apito da Usina, em Teresina, a lamparina já estava acessa) repousava uma “Crestomatia;” um a “História do Átomo”, e um exemplar do terrível “A Metamorfose” de Kafka, tomado por empréstimo da biblioteca do Arquivo Público, em Teresina, então Casa Anísio Brito. Aqui bebi as primeiras luzes do conhecimento - por falta de inteligência não os aproveitei bem - lendo o Tesouro da Juventude, cuja credibilidade jamais poderia ser posta em dúvida, pois recomendada pelo insigne mestre cearense de Viçosa - Clovis Bevilaqua.

2 - Por um tempo eu me trancava, recluso, imaginando-me a barata preta de Kafka, fobia bem curada no eito de uma roça de 100 (cem) tarefas desbravadas por meu pai Genésio, no povoado Tapera. Sem tamancos, agora eu usava as botinas da Escola Industrial de Teresina, algo próximo de uma academia militar, até hoje, um dos melhores centros de estudos e ensinamentos técnicos deste Brasil. A calça, e outras peças, que recebíamos de graça, era vincada de azul, gomada com o ferro em brasa e um pouco de goma diluída em água. Era o máximo. Vejam os nossos mestres daquela época, verdadeiras celebridades:- Clementes Fortes, Pantaleão Carvalho, Murilo Couto, Arlete Campos, Cloris Carvalho, Cláudio Ferreira, e uma constelação de notórios e notáveis catedráticos. O respeito, que se não confunde com temor, era algo mais do que sagrado.

3 – A década de 50 já estava no fim. Éramos três jovens estudantes da Escola Industrial de Teresina. Atraídos pela lei natural de que os similares se aproximam - similis simili gaudet - sabido que os humanos e os bichos se agrupam, repito, em face da seleção natural.

Por volta de cinco e meia da manhã, nós, bons amigos, companheiros, unidos pela inópia franciscana, que não se confunde com miseráveis, nos encontrávamos na calçada do Mercado Central de Timon, onde, com algumas moedas, fazíamos o café da manhã:- eu, hoje bancário e formado em Direito; o Carlos Machado Coelho, funcionário fazendário do Estado do Maranhão; Francisco Marques, oficial da Polícia Militar do Piauí, atualmente devotado aos ofícios de sua segunda vida, traçados na régua e no compasso: – a Maçonaria. O padrão monetário era o Cr$, dividido em centavos. Eu tinha uma mesada de Cr$2,00 – duas cédulas de Cr$1,00 - aquela que tinha o rosto do Marquês de Tamandaré. Neste ponto, falando dos antepassados, me vem à mente o volume MEMÓRIAS, da coleção maravilhosa de Humberto de Campos, também maranhense. Recordo-me que no prefácio ele escreveu:- “Até os vinte anos, há dentro de nós, adormecida, mas pronta a despertar, uma alma que não conhecemos.” Então, pela elevação do espírito e da alma que sejam bem vindas as boas lembranças!

4 – Eu falei café, mas café na verdade, nunca foi. Era o famoso e gostoso MUCUNZÁ (Mugunzá) da Dona Joaninha, na linguagem malandra e por ser substancioso, forte, nutritivo, conhecido como chá de burro. O ponto era na calçada externa do Mercado, hoje desfigurado, de frente para a hoje Praça de São José. Estabelecida ao lado direito da quitanda do “Seu” Afonso, ali ficou por mais de 30 anos. Internamente, separada dos magarefes - tenho na lembrança o Pedro Estevam e o Cuim, em cuja proximidade reinava absoluta a Maria do Cheiro Verde, zangada quando era apelidada de Pazinha (mas lhe peço desculpas, pois a referência é de carinho, do bom convívio) - um montanhoso e fumegante cuscuz de milho, feito com massa vinda do pilão de Dona Lourdes. Joana e Lourdes estão vivas e operosas, creio que já aposentadas. Dona Lourdes tem na filha e herdeira, no mesmo local de antanho, conhecida pelo simpático nome de PITUCA como continuadora de seu nobre e honroso ofício.

5 – Descíamos na pista direita, não tão larga, da Avenida Getúlio Vargas em direção às canoas do Mano Véio, com Alzira Simão e tudo; do Isaque; do Biné; do Manelão; do Capivara; do Butiquim. Elegantes estudantes vergando o uniforme da Escola Normal e no embalo da canção “Normalista” (Letra de David Nasser e música de Benedito Lacerda, de 1949), na voz de Nelson Gonçalves, tornavam animado o dia-a-dia naquela avenida:- Maria José Sá, Rosalina Carneiro (A Mocinha), Evanda Carvalho e sua irmã Evanilda, a mana Francisca; e outras que, no azul e branco de suas fardas, traziam as cores do céu, que não é colorido, mais próximas de nós, os mortais; e, de tão numerosas, na alvura de suas blusas, pareciam cisnes flutuando na suavidade das águas de um lago. Tudo na mais perfeita e santa harmonia.

6 - Da Escola Industrial, eu, o Carlos, o Marques, o Valdemir Morais, o Filadelfo. Outros estudantes: o Zeca Babau Costa; “Seu” Dim, o Arnóbre. Do Diocesano, com o seu uniforme, que lembrava a academia das Agulhas Negras, só me lembro do Nonato da Dona Carmina. Colégio particular era para poucos. Segundo diziam os fofoqueiros da turma da “CÃINDINHA”, tudo moleza, em oposição à dureza e rigor do ensino público. Hoje, infelizmente, ocorre o inverso.

7 – Não se pode esquecer do Zé Pretinho, que no seu jegue e duas ancoretas, vendia água - a lata era a medida - potável nas ruas da nossa boa Timon. O Nilo, ligeirinho, com seu gostoso “pão quente” vindo da padaria da Dona Carmina. O fígado NO Cincinato, ah que coisa gostosa, no azeite de coco preparado nas mãos finas da Jesus Serrate, quando o Daniel Patrício não lhe atrapalhava.

8 - Não tenho fontes escritas dos fatos aqui narrados. São feitos ao sabor e no correr da esferográfica, sem borrão, rascunho, sem nada. A Vânia do Padeco, quando tenho dúvidas, é minha enciclopédia viva. Por isso, estou perdoado de eventuais erros, troca de nomes ou apelidos indevidos, certo que carinhosos. Quero apenas retratar, com a inópia de meus conhecimentos, um pouco e de forma reduzida do que foi esta nossa e boa Timon. Novamente, sem a veleidade de erudição, trago algumas linhas do Tomo “MEMÓRIAS”, de Humberto de Campos:- [...], os rochedos, em que batí, mesmo esses me foram proveitosos, e sê-lo-ão, talvez aos que me lerem. Conhecendo-os, saberão aqueles que vierem depois de mim, que devem evita-los, procurando, na viagem, caminhos mais limpos e seguros. Como nas cargas de cavalaria de Napoleão em Waterloo, os cavaleiros que vão na frente da Vida, devem soterrar o fosso para a passagem vitoriosas dos que vêm atrás.”

9 - Se o amigo Elias Lacerda consentir, volto breve.

GIL ALVES DOS SANTOS, é bacharel em Direito (gilsantos.adv@uol.com.br).




Dona Gonçala


Por José Renato-professor da UFPI


"Enquanto os homens, ditos vulgarmente Machos, se vangloriam do seu poder, de sua capacidade de destruição, de discórdia, mulheres como D. Gonçala, moradora de Timon, vivem intensamente a vida, dedicando-se ao trabalho mesmo depois de aposentadas para complementar a renda e poder ajudar mais ainda suas famílias.

D. Gonçala, 68 anos, de segunda à sexta trabalha na Circunscrição Regional de Trânsito de Timon (Ciretran), e todo dia pedala sua bicicleta cargueira, cheia de lanches para vender.
De vez em quando, na volta pra casa, sentido Detran - final da Av. Teresina, ela para um pouco pra descansar no seu longo trajeto.

Aqui dou meus parabéns a D. Gonçala pela coragem, pelo exemplo, pelo amor e solidariedade para com seus familiares. Ela é um símbolo de mulheres lutadoras timonenses. Com seu exemplo gostaria de parabenizar a todas as mulheres pela passagem do Dia Internacional da Mulher.


Comentários

JSILVA

jtsilva_tjma.jus.br postado:
10/03/2014 - 14:08
esta leitura nos coloca de maneira agradável como observador da história de Timon, em tempos memoráveis os quais não compartilhamos de maneira efetiva, parabéns caoro escritor.espero um dia poder apreciar a história sobre a fundasção de Timon, bem como saber quais as famílias que contribuíram para esse fato.

NETO CORAÇÃO DA FORMOSA

netodaformosa@hotmail.com postado:
09/03/2014 - 16:29
EU, E MEU AVO VICENTE PAULINO NOS DELICIAMOS MUITAS VEZES DA COMIDA DO RESTAURANTE O CICINATO,PARABENS DR...netocoraçãobairroformosa...

ANTONIO DELFINO GUIMARAES

postado:
09/03/2014 - 13:59
LEITURA AGRÁDAVEL, DR GIL SABE COMO SE ESCREVE HISTÓRIAS QUE NOS LEVAM DE VOLTA AO PASSADO, PARABENS.

josileide

josilenno92@hotmail.com postado:
09/03/2014 - 13:01
Sr. Gil, como é bonito e arrepiante ler um pouco da historia da vida dos moradores de Timon. Viajei no tempo mesmo, me emocionei.Continue!

Valeria

postado:
09/03/2014 - 12:47
Parabéns!ter lido esta cronica me fez relembrar a infância de uma Timon que em meio as sua dificuldades permitia a sua comunidade viver apreciando o natural,a singela colaboração daqueles que trabalhavam com amor e dedicação como as pessoas citadas que tbm tive a oportunidade em saborear seus quitutes.

Chaguinha - PV

franciscochaguinha01@hotmail.com postado:
09/03/2014 - 11:34
Parabéns ao Dr. Gil Santos, cidadão de primeira linha, excelente profissional e ótimo escritor. O conheci em 1995, através de dois grandes amigos, Dr. Luiz Firmino de Souza Filho e seu ex-cunhado Dr. João Bosco Barros Rego.

susi

postado:
09/03/2014 - 11:20
Não vivi o tempo do seu Gil, mas acho ser melhor do que o nosso atual, fico encantada com a leitura destas crônicas dele, meus sinceros parabéns.

Professora Graça

postado:
09/03/2014 - 06:16
Dr. Gil, tão saborosos quanto o mingau e o cuscuz de d. Lourdes são o prazer e o deleite da leitura desse seu texto. É um convite a um passeio em nossa memória, a tempos que não voltam mais, a um mundo puro de nosso passado. Quem o viveu sabe absorver o gosto e o aroma escondidos nas entrelinhas do seu texto.

postado:
08/03/2014 - 14:39
Gil, poucas pessoas nessa vida tiveram a oportunidade de ver uma roça de cem tarefas e apreciar o cuscuz de dona Lourdes.

soares sobrinho

soaressobrinho.ss@hotmail. postado:
08/03/2014 - 12:10
DR.GIL PARABENS.....GRANDE AMIGOS NOSSO ,E TODAS FAMILIA.....GENTE BOA ...TIMONENSE DE PAIXAO AMA SUA TERRA...
  1. «
  2. ... 
  3. 78
  4. 79
  5. 80
  6. 81
  7. 82
  8. 83
  9. 84
  10. ...
  11. »
ENVIE SEU COMENTÁRIO
COMPARTILHE COM AMIGOS

O Portal AZ é apenas o meio contratado para divulgação deste material.
Todo conteúdo, imagem e/ou opiniões constantes neste espaço é de responsabilidade civil e penal exclusiva do blogueiro.
O material aqui divulgado não mantém qualquer relação com a opinião editorial da empresa.

portal az - Informação de Verdade
Todos os direitos reservados © 2000 - 2009