Homepage
RSS
Twitter

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Busca

Lideranças rurais protestam contra exclusividade de empresa de ônibus

20/04/2015 • 18:19



























A véspera de feriado nesta segunda-feira foi marcada por uma grande reunião envolvendo várias lideranças comunitárias da zona rural de Timon no Sindicato dos Trabalhadores Rurais. A reunião das lideranças foi para protestar contra uma decisão que autoriza somente uma empresa de ônibus fazer a linha Timon ao povoado Muquém, na zona rural. O presidente da Câmara Municipal, vereador Uilma Resende e ainda os vereadores Kenedy Gedeon e Ivan do Saborear participaram da reunião.

Em clima de muita revolta, as lideranças comunitárias manifestaram a insatisfação por um suposto decreto do prefeito Luciano Leitoa que deu exclusividade da linha a empresa L Bia, deixando sem autorização a empresa Viana.

As duas empresas, embora circulando juntas na mesma linha há vários anos, já tiveram no passado uma disputa jurídica pelo direito de exclusividade de exploração, entretanto, nas gestões do ex-prefeito Chico Leitoa e também da ex-prefeita Socorro Waquim foi feito um acordo onde as duas permaneceram com a concessão.

Os líderes comunitários argumentaram que a concessão dada com exclusividade a L Bia tem prejudicado a todos os passageiros, pois a empresa não tem feito todo o percurso e possui apenas dois ônibus velhos que vivem dando problemas mecânicos.
Eles também reclamaram que os vidros dos ônibus não fecham os submetendo a poeira e chuva.

As lideranças comunitárias ameaçaram dizendo que caso não voltem as duas empresas a operar na linha, apenas uma também não ficará, pois eles vão impedir.

A linha de ônibus Timon- Muquém passa por diversos povoados da zona rural incluindo o Castelo, Cruzeiro, Fazenda Nova, Canhaçú, Santa Maria, Brejo Cajazeira, Barra das Caraíba, dentre outros.

Ao final da reunião ficou definido que na próxima quarta-feira(22) os líderes comunitários vão se reunir com os vereadores da comissão de transporte da Câmara e também com representantes do governo municipal na busca de encontrar uma solução para o problema.


Morre o ex-comandante da PM do Piauí, coronel Prado



O ex- comandante da Polícia Militar do Piauí, o coronel Francisco Prado Aguiar faleceu na tarde desta segunda-feira (20) em Teresina. Pradão, como era conhecido, tratava de um câncer no fígado por três anos e estava atualmente na reserva da PM. Ele sentiu fortes dores no abdomem hoje pela manhã e foi levado de ambulância para o hospital Prontomed.

Com 42 anos de polícia, Pradão foi comandante geral da PM\PI nos dois governos de Wellington Dias (PT) de 2002 e 2006. Seu corpo será velado em Teresina, em local ainda a ser definido e no município de Picos, onde será sepultado.

O camandante geral da Polícia Militar Carlos Augusto, esteve visitando Pradão em sua residência na última segunda-feira, quando foi convidá-lo para as solenidades militares em alusão ao Dia de Tiradentes, nessa terça-feira (21). Carlos Augusto se encontrava hoje numa solenidade quando soube do falecimento do ex-comandate e amigo.
(Da redação do Portal AZ)


Conselho Nacional de Justiça na mira de desembargadores e juízes


Membros da magistratura voltaram a tentar esvaziar o Conselho Nacional de Justiça, disse no último domingo o editorial do jornal O Estado de S. Paulo. A principal resistência contra o órgão, criado pela Emenda Constitucional 45/04 com o objetivo de coordenar o planejamento estratégico do Poder Judiciário e promover o controle disciplinar e correcional de magistrados, está nos Tribunais de Justiça. É que desembargadores e juízes estaduais são os mais atingidos pelas iniciativas moralizantes do Conselho.

Desde 2005, quando iniciou suas atividades, o CNJ já aposentou compulsoriamente 43 magistrados. Só em 2013 foram aposentados 12 juízes e afastados 13 suspeitos de desvio de dinheiro público e venda de sentenças.

O CNJ acabou com o nepotismo da corporação, vedou a indicação de parentes de magistrados para cargos de confiança, exigiu o cumprimento do teto salarial estabelecido pela Constituição e proibiu a magistratura de pedir patrocínio para seus eventos a empresas estatais e privadas que são parte em processos judiciais.

Nos bastidores do mundo jurídico há quem diga que o desejo da magistratura estadual de esvaziar o CNJ conta com o apoio declarado do presidente do órgão e do Supremo Tribunal Federal, o ministro Ricardo Lewandowski(foto). Antigo desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, ele reduziu significativamente o número de investigações disciplinares abertas e de juízes punidos desde que assumiu a presidência do CNJ.
(Com informações do Consultor Jurídico e do blog do Frederico Vasconcelos)

Comentários

Rubens Júnior visita sede da Ciretran de Timon

20/04/2015 • 10:26

















Na foto acima, Ronaldo da Farmácia (de óculos), Rubens Júnior e Edivar Ribeiro. À direita os documentos empilhados do órgão.



























O deputado federal Rubens Pereira Júnior, do PC do B, passou na manhã desta segunda-feira por Timon. Ele foi recebido na cidade pelo ex-vice-prefeito Edivar Ribeiro. Na oportunidade, Rubens Júnior do secretário de governo de Matões, Assis Filho, do assessor jurídico do Porto de Itaqui, Gabriel Tenório, do gerente regional de articulação políticia, Ricardo Barbosa, dentre outros, visitou a sede da 10ª Circunscrição Regional de Trânsito, a Ciretran.

Durante sua passagem pelo órgão, o deputado conheceu a situação em que se encontra a repartição pública do estado. Quem fez a apresentação ao parlamentar foi o próprio diretor Ronaldo da Farmácia.

Tendo sido nomeado no último dia 6 de março para o cargo, Ronaldo fez uma explanação da situação em que encontrou o órgão. Chamou a atenção o arquivo de documentos da repartição. Empilhados numa sala improvisada, os documentos estão armazenados totalmente de forma inadequada por falta de um setor de arquivo.

Ronaldo da Farmácia criticou a reforma que foi feita no prédio no final do governo Roseana Sarney. Para ele, os serviços foram de péssima qualidade e não resolveram as deficiências estruturais do prédio.

O diretor apresentou ao deputado Rubens Júnior um relatório da situação do prédio e que classificou como deplorável. Disse que uma cópia do relatório foi entregue a direção geral do Detran. Ronaldo da Farmácia solicitou ao deputado que intervenha junto ao Detran para que construa um novo prédio, pois na opinião dele o atual não atende as necessidades.

Rubens Júnior lamentou a situação e observou que uma cidade do porte de Timon merecia ter recebido melhor atenção da administração estadual de Roseana Sarney. Contou que a o prédio da Ciretran timonense não é muito diferente de vários outros do estado herdados pela administração Flávio Dino. Mesmo assim, Rubens Júnior prometeu intervir para ver o que pode ser feito para melhorar a Ciretran de Timon, muito embora o parlamentar entenda que isso deva demandar algum tempo para que seja resolvido.


Filiação de Edivar Ribeiro



Logo após deixar a Ciretran, o deputado Rubens Júnior se dirigiu para Matões onde visita amigos e parentes.

Rubens Júnior confirmou presença na atividade de filiação do ex-vice-prefeito de Timon, Edivar Ribeiro, no PC do B. A filiação está marcada para acontecer logo mais às 19 desta segunda na residência do suplente de vereador , Joaquim das Neves, que fica a rua João Joca Assunção,1346, no bairro Parque Piauí.

O parlamentar do PC do B será quem abonará a ficha do novo filiado.

Comentários

Irmãos de vítima de assassinato querem novo julgamento para comerciante

19/04/2015 • 21:21




























A família do representante comercial Tersandro Probo que foi assassinado no dia 6 de março de 2011 pelo comerciante João Armando Soares de Oliveira, o “Armando”, quer um novo julgamento. Quatro irmãos da vítima procuraram o blog do Elias Lacerda para reclamar do julgamento que absorveu o comerciante na semana passada no Tribunal Popular do Júri.

Na foto acima da esquerda para a direita , Bruno Probo (professor de Educação Física), Dalson Probo (segurança) , Denisson Probo (pintor) e Leonildo Probo (professor de química) defendem que o julgamento foi cheio de erros. Contam que não entenderam por que as testemunhas de acusação foram dispensadas do caso. “ Só foram utilizadas as testemunhas de acusação contra meu irmão. Até pareceu que o julgamento que estava sendo feito era do meu irmão e não do réu que praticou o homicídio”, observou o segurança Dalson Probo.

“Meu irmão recebeu dez golpes, sendo que parte deles nas costas”, completou o segurança colocando que isso deveria ser um agravante contra o réu julgado.

Os irmãos de Tersandro Probo contam que o resultado do julgamento abalou profundamente a família, sendo que os pais da vítima, por serem idosos, são os que mais sofrem. “Meus pais estão até com depressão por conta desse julgamento”, contou Denisson Probo.

Os quatro irmãos contam que pretendem contratar um advogado para tentar anular o julgamento. Eles também vão procurar a promotoria de justiça de Timon para se informar melhor do caso e com isso se juntar melhor de informações que possam ajudar no recurso.

Na semana passada como é mais conhecido, de 40 anos de idade, foi absorvido pelo Tribunal Popular do Júri de Timon pela morte de Tersandro Probo, crime ocorrido no dia 6 seis de março de 2011, na Rua Simões Pedreira (chamada de rua do Trânsito), no Centro da cidade. Era um domingo de carnaval e o assassinato teve grande repercussão, O júri que absorveu o acusado aconteceu na última terça-feira(14), no auditório do fórum local.

O comerciante João Armando Soares de Oliveira foi julgado pelo Tribunal Popular do Júri de Timon na última terça-feira, dia 14 de abril , por ter assassinado Tersandro Probo e foi absolvido. O próprio representante do ministério público pediu a absolvição do réu alegando que ele agiu em legítima defesa.

Entenda o caso clicando na página www.portalaz.com.br/blogs/elias_lacerda/2


Informes rápidos do blog do Elias Lacerda


Equívoco que ganhou repercussão





















Uma nota publicada equivocadamente na coluna Informe do Jornal Pequeno acabou ganhando repercussão em vários meios de comunicação do estado. Nela há a informação que o senador Roberto Rocha deverá assumir a direção estadual do Partido Socialista Brasileiro, o PSB. O senador estaria numa disputa pela direção com o deputado estadual Bira do Pindaré.

Na verdade, o senador teve mesmo disputando a direção com o deputado Bira do Pindaré, situação que já foi contornada e Roberto Rocha deverá mesmo assumir a direção do PSB. Mas a executiva que assumirá será a municipal de São Luis e não a estadual.

Eleito no ano passado para o mandato de três anos, o prefeito de Timon Luciano Leitoa teve seu nome homologado pela direção estadual para continuar na direção estadual do PSB. O mandato do timonense vai até 2017.


Filiação de Edivar Ribeiro ao PC do B










Está tudo pronto. O ex-vice-prefeito de Timon Edivar Ribeiro fará sua filiação no PC do B nesta segunda-feira(20), às 19 horas. O evento acontecerá na Grafiset e contará com a participação de diversas lideranças políticas da cidade.

A prefeita de Matões Sueli Pereira, o ex-deputado Rubens Pereira e o deputado federal Rubens Pereira Júnior já confirmaram presença na atividade.

Rubens Júnior será o comunista que vai abonar a ficha do novo filiado.


Lutar pela concretização










O deputado estadual Rafael Leitoa sabe que existe uma certa distância entre um projeto e a realidade. O parlamentar deu importante passo para que cidade timonense venha a ter uma Delegacia de Combate a Narcóticos, mas para vê-la sendo algo concreto exige tempo e superação de barreiras.

Por conta disso, Rafael Leitoa prometeu que vai ficar atento e lutar para ver esse projeto tão necessário para a segurança pública de Timon. Sua tarefa será tentar desobstruir obstáculos que possam retardar a sua concretização.


Governador nomeia um Pereira para Ouvidoria Geral do Estado


O funcionário público efetivo e procurador do Tribunal de Contas do Estado, Paulo Cruz Pereira e Silva, foi nomeado pelo governador Flávio Dino para ser o Ouvidor-Geral do Estado.

Paulo Cruz Pereira e Silva é irmão do ex-prefeito de Matões, Rubens Pereira.

A função do Ouvidor é defender o cidadão cujos direitos foram prejudicados ou ameaçados por atos da administração pública.


Timon avançou mais que Teresina em alguns setores

















Tem timonense que mesmo morando aqui e vivendo neste município adora exaltar somente os pontos negativos da cidade, colocando de lado avanços e conquistas alcançadas. Mas se fizerem uma pequena reflexão, mesmo com os muitos problemas que possuímos , temos conquistas que nem Teresina alcançou ainda. Um exemplo disso é a nossa Unidade de Pronto Atendimento, a UPA. Inaugurada em Timon ainda em dezembro de 2011, a unidade hospitalar nunca chegou a capital vizinha. Foi iniciada sua construção, mas nunca inaugurada.

Outro ponto positivo para Timon vem com a Guarda Municipal. Instalada através de concurso público na gestão da ex-prefeita Socorro Waquim, a instituição também não existe em Teresina.

Na capital piauiense foi preciso até campanha para que a prefeitura se sensibilizasse por sua instalação.


Concurso Público


O edital do concurso para a contratação dos profissionais que atuarão na Guarda Municipal de Teresina será lançado em agosto, durante a programação do aniversário da cidade.


Folga com dinheiro no bolso


Com um histórico de ter amargado até cinco meses de salários atrasados em um mandato da década de 1990, os servidores da Câmara Municipal vivem uma situação atual totalmente diferente do passado distante. Na gestão última de Chagas Cigarreiro (PSB) na presidência, os servidores viviam recebendo pagamento de salários antecipados. E o atual presidente, vereador Uilma Resende, do PDT (foto), tem mantido este filosofia de trabalho.

Na semana passada, Uilma determinou a sua equipe técnico- financeira que fizesse um esforço para que os servidores recebessem antes do dia 20. O departamento financeiro cumpriu o exigido e conseguiu efetuar o pagamento dos funcionários do legislativo ainda na última sexta-feira, dia 17.

A determinação fez a alegria dos servidores que vão poder passar o final de semana e feriado de Tiradentes, terça-feira, dia 21, com dinheiro no bolso...

Comentários

PRF do Ma restringirá circulação de veículos longos no feriado

18/04/2015 • 11:07

Durante o fim de semana até o feriado as fiscalizações a todos os veículos também devem ser intensificadas

A Polícia Rodoviária Federal do Maranhão (PRF-MA), a fim de promover a melhor fluidez do trânsito neste fim de semana e durante o feriado de Tiradentes, comemorado na próxima terça-feira, 21, irá restringir a circulação de veículos em determinados dias e horários.

Os veículos de carga e demais transportes portadores de Autorização Especial de Trânsito (AET), neste sábado, 18, não poderão circular das 06h às 12h, na terça-feira, 21, o horário de restrição será das 16h às 00h da quarta-feira.

As medidas são válidas em todas as rodovias federais de pista simples que cortam o estado. Como em outros feriados, a polícia vai fiscalizar todos os veículos em pontos estratégicos das rodovias federais.
(De O Imparcial)

Comentários

Timon ganhará uma Delegacia de Repressão a Narcóticos

17/04/2015 • 17:02

A instalação da Delegacia de Repressão a Narcóticos foi uma indicação do deputado estadual Rafael Leitoa

Timon é a quarta maior cidade do Maranhão, um município grande em extensão, população, desenvolvimento e necessidades. A cidade é vizinha de Teresina, capital do Piauí, e por isto, se torna um território de constante circulação de pessoas e mercadorias. Ponto positivo em algumas partes, mas negativo quando se trata do fluxo de produtos ilícitos, como o tráfico de drogas. Ciente desta necessidade, o deputado Rafael Leitoa fez uma Indicação (142/2015) ao governo do estado, para a criação de uma delegacia especializada no combate ao narcotráfico, na cidade de Timon.

Assim, na última segunda-feira (13), o governador Flávio Dino, encaminhou o Projeto de Lei 065/2015, para apreciação da Assembleia Legislativa, dispondo sobre a organização administrativa da Polícia Civil do Maranhão, com a criação de novas unidades administrativas e outras disposições em termo de estrutura de pessoal e, caso seja a aprovada a Lei, a cidade de Timon será beneficiada com a criação da Delegacia de Repressão ao Narcotráfico.

O deputado Rafael Leitoa tem consciência de seu papel como parlamentar, que, dentre outras coisas, é fazer sempre um intercâmbio entre as necessidades da população e apresentar sugestões ao governador Flávio Dino. Rafael sabe que é de conhecimento do governador as deficiências na segurança pública, enfrentadas pela população de Timon, apontando, com o auxílio de seu mandato, quais as ações são mais urgentes para a cidade.

“Timon, por mais repetitivo que pareça, viveu anos fora do mapa do estado do Maranhão. Fazia-se uma curva, um retorno, nos interesses da população de nossa cidade e, unicamente, por causa de questões políticas, ficávamos de lado. O triste é que a marginalidade e o tráfico de drogas não tiveram a mesma paciência que o restante da população e empreenderam crescimento rápido e consistente, se tornando hoje uma questão urgente de combate e repressão”

Uma Delegacia de Repressão a Narcóticos há tempos vem sendo desejada pela Polícia Civil de Timon.O fluxo diário de veículos e pessoas que transitam pelas BR’s 316 e 226 é intenso e, nos últimos anos, percebeu-se que o tráfico de substâncias entorpecentes na região cresceu de modo assustador, sendo de fundamental importância uma delegacia especializada no combate a este crime.

Para delegados e agentes da polícia civil, a instalação de uma Delegacia de Combate a Entorpecentes em Timon é uma necessidade. Para se ter uma idéia, acredita-se que mais de 90% dos homicídios que ocorrem no município estão relacionados ao tráfico de drogas.

Comentários

  1. «
  2. 1
  3. 2
  4. 3
  5. 4
  6. ...
  7. »
ENVIE SEU COMENTÁRIO
COMPARTILHE COM AMIGOS

O Portal AZ é apenas o meio contratado para divulgação deste material.
Todo conteúdo, imagem e/ou opiniões constantes neste espaço é de responsabilidade civil e penal exclusiva do blogueiro.
O material aqui divulgado não mantém qualquer relação com a opinião editorial da empresa.

portal az - Informação de Verdade
Todos os direitos reservados © 2000 - 2009