Homepage
RSS
Twitter

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Busca

Pacientes de Timon com câncer vão ser atendidos em São Luis

23/10/2014 • 21:37

A situação dos pacientes com câncer desta região do Maranhão ainda continua sem uma solução definitiva.

O Piauí descumpriu a pactuação interestadual que assinou no ano de 2010 com o Maranhão e o Ministério da Saúde e fechou as portas novamente para o atendimento dos pacientes oncológicos do Leste Maranhense na rede de saúde de Teresina. O estado vizinho alega que nunca recebeu os oito milhões que o Maranhão deve a rede de saúde do Piauí e que o Ministério da Saúde prometeu pagar e não pagou.



Recusa no atendimento já matou 11 pacientes



O imbróglio envolvendo os pacientes com câncer de Timon e do Leste Maranhense que são recusados na rede pública de saúde do Piauí se arrasta há anos e enquanto os poderes públicos não se entendem, vários dos doentes morreram. Informações extra-oficiais colhidas pelo blog do Elias Lacerda dão conta de já morreram 11 timonenses doentes que faziam o tratamento em Teresina, mas que pioraram com a suspensão do atendimento na rede pública de saúde do estado vizinho.

O Ministério Público levou o caso à Defensoria Pública da União em Teresina, que ingressou com pedido de liminares na Justiça Federal do Piauí, obrigando o atendimento, porque é direito do cidadão e dever do poder público atender a esses pacientes. A Justiça está entendendo que meras questões de ordem financeira entre dois Estados não podem ser motivo da suspensão abrupta do atendimento de indefesos cidadãos com câncer.


São Luis receberá uma parte dos pacientes


Na última terça-feira, dia 21 de outubro, o Secretário Municipal de Saúde de Timon Márcio Sá e o promotor de justiça Antônio Borges Nunes Júnior (foto) se reuniram com mais de 80 pacientes com câncer e conseguiram junto ao Governo do Estado do Maranhão passagens aéreas e ajuda de custo (do paciente e de um acompanhante) para quem preferir ser atendido no hospital oncológico de São Luís. Mesmo assim muitos preferiram tratamento em Teresina, confiando nas liminares judiciais.

A audiência pública solicitada pelo promotor Borges Júnior à Justiça Federal em Teresina foi, enfim, marcada para o próximo dia 30 de outubro. Ele está muito confiante que nessa audiência, estando presentes os Estado do Piauí e do Maranhão e a União Federal, através do Ministério da Saúde, haja uma solução político-administrativa para o impasse, garantindo o atendimento dos pacientes oncológicos maranhenses, através do cumprimento da pactuação já existente ou assinando uma nova pactuação mais condizente com a atual realidade.

“Não podemos ficar de braços cruzados, assistindo a morte lenta desses pacientes. Ao tempo em que estamos garantindo o tratamento através de liminares na Justiça Federal, estamos abrindo outra frente para atendimento em São Luís e ainda aguardando a realização da audiência pública que irá definir essa questão de uma vez por todas. Porém, o mais importante é que haja um esforço político de todas as autoridades maranhenses, independentemente de cor partidária e ideológica, para resolvermos em definitivo essa caótica situação”, afirmou o promotor.

O promotor Antonio Borges tem sido um lutador nessa temática, sempre participando das discussões com os vários governos e os vários segmentos. Sobre o assunto ele diz:“Quanto a Timon, após várias tratativas já estamos definindo a organização da rede de saúde em nosso município, de sorte que, em um futuro breve, o hospital Alarico Nunes Pacheco se transformará em um hospital pronto-socorro de urgência e emergência, com cirurgias eletivas de média e alta complexidade, inclusive com leitos de UTI adulto e infantil, o hospital municipal José Firmino do Sousa no Parque Alvorada irá abrigar exclusivamente os atendimentos materno-infantil, funcionando como a nossa maternidade, a UPA continuará seus excelentes serviços como estabelecimento de saúde de complexidade intermediária entre a Atenção Básica à Saúde e a Rede Hospitalar, e o Município continuará fortalecendo a sua atenção básica, com atendimento efetivo nas UBS e valorizando ainda mais seus excelentes profissionais. Quanto à questão da oncologia no contexto do Maranhão, é chegada a hora de se implantar e efetivar nosso plano estadual de oncologia, estabelecendo-se avançados centros em macro-regiões na capital, em Imperatriz e em Caxias, com serviços de quimio e radioterapia. Essas definições da rede no plano local e estadual não podem mais demorar. Para isso, é preciso o comprometimento integral dos governos estadual e municipal. Com a execução dessas medidas, acredito que teremos amplas condições de tratar dignamente os nossos maranhenses na nossa própria rede de saúde, acabando de vez a abominável humilhação e o inaceitável desprezo que nossos pacientes sofrem”, disse ele confiante.



Roberto Rocha e Luciano Leitoa tiveram reunião com Firmino Filho































Durante sua passagem por Timon na última terça-feira,21, o vice-prefeito de São Luis e senador eleito nas últimas eleições pelo PSB, Roberto Rocha junto com o prefeito de Timon Luciano Leitoa, também mostraram preocupação com os pacientes com câncer do Leste Maranhense que sofrem com a suspensão do tratamento na rede pública de saúde de Teresina. Os dois políticos maranhenses fizeram uma visita ao prefeito de Teresina Firmino Filho para tratar do assunto. O senador eleito teve uma explanação do problema feito pelo chefe do executivo da capital vizinha e se comprometeu a intervir em Brasília assim que assumir o mandato com vistas a resolver o problema.

Roberto Rocha entende que a solução está em Brasília no Mistério da Saúde. Ele reassumiu o compromisso de fazer o possível na capital federal que possibilite a volta do atendimento aos maranhenses na rede pública de saúde do Piauí. O senador eleito ressaltou que este é o mesmo propósito do governador eleito Flávio Dino.

Comentários

Roseana pode ser ministra num 2° mandato de Dilma

23/10/2014 • 19:11

Aliada incondicional da presidente Dilma Rousseff (PT), a governadora do Maranhão é cotada para assumir o Ministério de Minas e Energia caso a petista se reeleja.

Roseana Sarney (PMDB) já começa a se movimentar e já avisou que deve deixar o governo antes do fim do seu mandato. A manobra acontecerá apenas caso a presidente se reeleja. Com isso, Roseana pretende ter tempo livre para se articular e garantir vaga no segundo governo de Dilma Rousseff.

Roseana Sarney mobilizou mais de uma centena de prefeitos para apoiar Dilma. O empenho não foi visto no primeiro turno para as eleições de governador.

Logo no começo do segundo turno a governadora convocou prefeitos e deputados da base aliada para uma reunião. Na ocasião Roseana afirmou que a reeleição de Dilma é indispensável para a sobrevivência do Grupo Sarney após a derrota nas eleições para o governo do estado.

A possibilidade de um governo paralelo no Maranhão caso Dilma se reeleja foi denunciada pelo ex-governador Zé Reinaldo Tavares ainda na semana passada.

Roseana culpa Lobão Filho por complô que derrubou a candidatura de Luis Fernando Silva. Como retaliação, o Governo Estadual se omitiu nas eleições. O próximo passo é tomar o Ministério de Edson Lobão.


Sarney x Lobão




A pasta de Minas e Energia, que é cota do PMDB de Roseana Sarney, desponta como o mais provável destino da futura ex-governadora. Atualmente ela é comanda pelo senador licenciado Edson Lobão.



Ocorre que Roseana Sarney ainda culpa a família Lobão e o atual presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo, pela exclusão do ex-prefeito de São José de Ribamar, Luís Fernando (PMDB), da cabeça da chapa governista ainda no começo de 2014.


Assumir o ministério hoje ocupado por Lobão, Roseana estaria retaliando a manobra. Além disso, ao ocupar uma pasta dessa magnitude também garantiria sobrevida política.

(Do Jornal Pequeno)


Governadora cancela pregão de R$ 1,39 bi às vésperas do 2º turno


O Estado de São Paulo- O governo do Maranhão, chefiado por Roseana Sarney (PMDB), cancelou na tarde de ontem(22) um pregão que poderia gerar uma despesa de até R$ 1,39 bilhão para os próximos dois anos, quando o Estado será governado por seu adversário Flávio Dino (PC do B).

O pregão, marcado para às 15h desta quinta-feira, tinha o objetivo de contratar uma empresa para prestar serviços para as prisões maranhenses. Ao longo desta quarta, no entanto, o certame ganhou notoriedade porque integrantes da equipe de Dino acusaram Roseana de criar a despesa para prejudicar o novo governante.

“Espero que a governadora Roseana determine a paralisação dessa e de outras contratações absurdas que eventualmente estejam sendo planejadas. Seria uma atitude de respeito à clara vontade das urnas”, afirmou Dino na tarde de quarta.

O pregão 060/2014 tinha por objetivo contratar, pelos próximos 24 meses, uma “empresa especializada na prestação de serviços de suporte e apoio à administração”.

A lista de 23 itens a serem licitados incluía operação da central de monitoramento eletrônico dos detentos e da central de inteligência e informações. Serviços de videoconferência, de apoio à reintegração social e de oferecimento de kit higiene, rouparia e colchão também estavam na lista.

No início da noite de ontem, o governo do Maranhão informou que estava cancelando o pregão porque o atual secretario de Justiça e Administração Penitenciária, Paulo da Costa, assumiu o cargo em 25 de setembro e “não tinha conhecimento do seu conteúdo [do edital da licitação]“. “O secretário irá analisar o termo de referência que faz parte do edital dessa licitação”, afirma nota divulgada pela secretaria de Comunicação Social do Maranhão.

O Maranhão possui 6.315 presos, segundo dados referentes a junho de 2014 divulgados pelo governo estadual.

Comentários

PM apreende menores com armas de fogo e recupera carros roubados

23/10/2014 • 17:07

Várias ações da PM em Timon resultaram na apreensão de mais cinco armas de fogo e recuperação de cinco veículos roubados e na prisão de assaltantes e apreensão de menores infratores. As abordagens tem tido grande efeito na apreensão de armas e veículos roubados, disse o Major Medeiros – comandante do 11º Batalhão, nas abordagens o cidadão que não deve, não teme, e o bandido que deve, teme ser abordado.

As apreensões iniciaram com um menor de iniciais J.D.S. 17 anos que transitava na Av. 02 Cidade Nova, quando avistou a guarnição e apresentou atitude suspeita. A guarnição percebeu que o menor dispensou a arma, perseguiu e apreendeu o mesmo. A arma era um revolver calibre .38 sem numeração. O menor foi levado à central de flagrantes e em seguida liberado.

Outros dois menores de iniciais J.V.R.T., 15 anos e L.A.S., 16 anos, ambos com várias passagens, foram apreendidos com uma arma de fogo, revolver taurus calibre .38 nº 91099. Eles foram encaminhados à central de flagrantes e em seguida liberados.

Outro revolver calibre 32 nº 15360 foi apreendido no Caic próximo ao morro, que ao avistarem as guarnições largaram a arma e fugiram.

A PM apreendeu quatro menores de iniciais F.D.S, 17 anos, L.A.S, 16 anos, E.O.S, 15 anos, W.E.S.S., 17 anos, todos reincidentes com várias passagens. O fato aconteceu após denúncia via COPOM informando que os acusados estavam praticando assaltos nas imediações das Ruas 80 e 90, Parque Piauí. Os conduzidos adentraram uma residência quando avistaram a guarnição. De posse dos mesmos a PM encontrou dois facões, um punhal e uma faca tipo peixeira.

Foram presos por porte ilegal de arma uma dupla identificada como Rumening Torquato Reis(foto à esquerda), 21 anos e o menor de iniciais F.D.S., 17 anos. Na ação ainda dispararam contra a vítima atingindo-a na perna.

Os mesmos foram perseguidos e presos pela guarnição da Força Tática do 11º BPM que encontraram de posse do menor um revólver calibre .38, marca taurus, nº 1247061 que foi utilizado no assalto, o menor mesmo sendo reincidente foi liberado horas depois. A tarde o mesmo menor, após denuncia de assalto foi apreendido pela PM com um facão e o mesmo ameaçou a guarnição de morte, dizendo que em meia hora estaria solto, o que de fato ocorreu.

Outro menor de iniciais L.V.S foi apreendido após ter usado uma faca para roubar um celular.

A PM, após perseguição prendeu Handson da Silva Santos, 21 anos, que, em companhia de um menor de iniciais F.S.O., de 15 anos roubaram a bolsa e objetos pessoais de uma mulher. Os dois conduziam uma motocicleta que foi perseguida logo depois do fato. Os acusados foram interceptados e presos.

A PM apreendeu uma garrucha que estava de posse de Antônio Alves de Sousa, 20 anos. A ação aconteceu na Av. Belo Horizonte, Formosa, e foi resultado de uma abordagem de rotina feita pela guarnição das motocicletas.

Após o roubo de uma moto, com trabalho do serviço de inteligência, a PM localizou a moto e prendeu Wilson de Assunção Ramos(abaixo), 30 anos, que estava com um veículo Clio que dava apoio aos roubos de moto, além do capacete da vítima que estava dentro do carro. Com a chegada da guarnição ele estava escondido na casa onde estava a moto e foi reconhecido por vítimas.

(Da assessoria da PM)

Comentários

Prefeitura vai climatizar a escola José Sarney

23/10/2014 • 16:12

A Prefeitura de Timon irá iniciar uma ampla reforma e climatização na U. E. José Sarney, localizada no centro da cidade. A escola é umas das cedidas pelo estado no início de 2014 quando a prefeitura passou a municipalizar todo o ensino fundamental. Atualmente a instituição atente mais de 700 alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos turnos manhã, tarde e noite.

A reforma da escola é parte do investimento que será realizada pela gestão municipal para melhorar o ambiente dos prédios que abrigam as instituições de ensino. De acordo com a diretora adjunta, Francymara Pereira, serão completamente reformados os banheiros, a cantina, troca do piso e forro de todas as salas, reforma da sala de dança, além de adequação para a climatização e pintura.

“A melhor parte será a climatização porque as salas durante a tarde são muito quentes por conta do calor que faz nessa região. Temos um problema de evasão justamente no período da tarde porque os alunos reclamam do calor apesar de terem os ventiladores nas salas. Com a climatização só tem a melhorar a nossa escola”, comentou a diretora adjunta sobre a reforma.
(Da assessoria )


Promoção no Espaço Elabella Unha e Corpo


O espaço ElaBella Unha e Corpo, localizado ao lado da Câmara Municipal em Timon, tem o melhor em designer de unhas para as mulheres mais exigentes.

O salão ainda trabalha com SPA dos pés e mãos, banho de lua, unhas postiças, unhas de porcelana, designer de sobrancelhas, dentre outros serviços.

Nesta semana, quinta e sexta-feira, ao realizar serviço de manicure e pedicure completo no Elabella, o cliente ganhe um lindo desenho artesanal com direito a uma massagem relaxante nos pés.

Agende já o seu horário pelos telefones: (86) 3212-5043/8800-4441 e venha conferir os serviços disponibilizados pelo salão.

Comentários

Apoiadores de Dilma preparam carreata em Timon

23/10/2014 • 11:10

A Bibliotecária e professora universitária Berenice Gomes está em Timon. Integrante do diretório estadual e nacional do PT, ela é a coordenadora da campanha de reeleição da presidente Dilma Roussef no Maranhão. Berenice está no município para organizar e participar da carreata que acontecerá na tarde desta quinta-feira em favor da candidata petista.

Na manhã de hoje ela esteve se reunindo com o deputado estadual Alexandre Almeida e membros do PT de Timon como o presidente Francisco Falcão e Márcio Bezerra.Na oportunidade, o grupo tratou do evento que acontecerá logo mais em Timon.

De acordo com o presidente do PT de Timon, Francisco Falcão, todos os políticos locais apoiadores da candidatura de Dilma Roussef estão sendo convidados. Dentre eles estão, além do deputado Alexandre Almeida, o ex-vice-prefeito Edivar Ribeiro, a ex-prefeita Socorro Waquim, deputado federal Sétimo Waquim, Henrique Júnior, Francisco Borges, entre outros.

O senador eleito governador do Piauí nas últimas eleições, Wellington Dias, o deputado estadual pelo PT do Maranhão eleito deputado federal nas últimas eleições, José Carlos da Caixa, também já confirmaram presença na carreata.

A concentração para o evento acontecerá na avenida Jaime Rios com a Francisco Carlos Jansen, no bairro Guarita, a partir da três e meia da tarde.

Depois de percorrer vários pontos da cidade, a carreata será encerrada com um comício na avenida principal do bairro Formosa.


Deputado pede na Justiça anulação de licitação abusiva do Governo Roseana


O deputado estadual Marcelo Tavares (PSB) já recorreu ao Poder Judiciário para pedir a suspensão do processo licitatório do contrato de R$ 1,3 bilhão para gestão do sistema penitenciário. O caso foi denunciado na manhã desta quarta-feira (22) no plenário da Assembleia Legislativa.

O contrato licitado por Roseana Sarney às vésperas de deixar o cargo representa o equivalente a 10% do orçamento total do Estado. Para cada preso, o gasto mensal seria de R$ 8.891,00, valor que representa o dobro da média nacional de gastos no setor, que é de aproximadamente R$ 4 mil.

No documento entregue à Justiça, o coordenador da Equipe de Transição de Flávio Dino, Marcelo Tavares destaca a necessidade da contratação de empresas para prestação de serviços de suporte e apoio à administração penitenciária. “Todavia, é indispensável certificar-se de que a contratação desses serviços seja feita de forma lícita e responsável, afim de que atenda o verdadeiro objeto da contratação com valores equitativos que não lesem o erário”, consta na ação.

A preocupação da Equipe de Transição designada por Flávio Dino para conhecer os contratos vigentes do Estado a partir de 1o de janeiro é garantir que a próxima Administração do Estado seja feita com contratos que cumpram todas as disposições legais da Administração Pública. Isto é, assegurar a legalidade, moralidade e economia nos gastos públicos.

Conforme demonstrado pelo deputado na tribuna e na petição, a licitação aberta pelo governo Roseana Sarney no fim do mandato tem cifras muito acima da média nacional e podem comprometer os cofres públicos estaduais. O deputado afirmou que todo trabalho da transição será feito para impedir abusos do grupo Sarney nos últimos meses de mandato e garantir que o próximo governo tenha condições de implantar as políticas públicas aprovadas amplamente pela população maranhense nas últimas eleições.
(Da assessoria) 


























Comentários

MAPA

mapa1234@oi.com.br postado:
23/10/2014 - 15:17
DILMA, TENHO CERTEZA QUE DEPOIS DAS ELEICÕES A BADERNA DO PT VOLTA A QUEBRAR ONIBUS, CONCESSIONÁRIAS, LOJAS, BANCOS, INCENDIAR ONIBUS, TUDO SOBRE O OLHAR COMPLACENTE DA MIDIA E DAS AUTORIDADES QUE NÃO PODEM NEM TRISCAR NAS CRIANçAS.

DENIS SERVIO

deniservio@hotmail.com postado:
23/10/2014 - 11:25
NO MARANHÃO VOTAR NA DILMA É VOTAR NO SARNEY. TÔ FORA!
  1. «
  2. 1
  3. 2
  4. 3
  5. 4
  6. ...
  7. »
ENVIE SEU COMENTÁRIO
COMPARTILHE COM AMIGOS

O Portal AZ é apenas o meio contratado para divulgação deste material.
Todo conteúdo, imagem e/ou opiniões constantes neste espaço é de responsabilidade civil e penal exclusiva do blogueiro.
O material aqui divulgado não mantém qualquer relação com a opinião editorial da empresa.

portal az - Informação de Verdade
Todos os direitos reservados © 2000 - 2009