Homepage
RSS
Twitter

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Busca

Secretários da prefeita terão que morar em Timon

23/11/2011 • 17:00

A Câmara Municipal de Timon pode dar um basta num problema que ocorre na administração municipal e que o blog do Elias Lacerda ao longo dos anos vem criticando: O excesso de secretários municipais da prefeita Socorro Waquim que não moram em Timon e praticamente não mantém nenhum vínculo com a cidade. Eles apenas trabalham aqui, não moram no município, não votam em Timon, muitos deles não conhecem a cidade e, normalmente, recebem seus salários e vão gastar em Teresina, onde residem.

Na noite desta quarta-feira,23, será lido o projeto da mesa diretora da Câmara (ao lado, vereadores da direção da Câmara) que trata da Lei da Ficha Limpa para ocupantes de cargos nas esferas do executivo e legislativo. Além de exigir passado íntegro para os ocupantes de cargos comissionados nos dois poderes, a lei também obriga-os a ter residência fixa em Timon e domicílio eleitoral.

Um outro projeto de lei parecido com o que vai ser lido hoje de autoria do vereador José Carlos Assunção foi rejeitado na casa no começo deste ano. Exigia residência fixa em Timon e título eleitoral do município para ocupante de cargo comissionado na administração pública municipal. Obteve apenas cinco votos favoráveis quando precisava de oito.

Agora, como a proposição é da própria mesa diretora da casa todas as opiniões nos bastidores do legislativo apontam para a aprovação.

O projeto só deve ser votado mesmo na próxima segunda-feira, 28. Sendo sancionado sem demora pela prefeita, ele poderá entrar 2012 já valendo.

São secretários municipais da prefeitura de Timon que não moram em Timon, mas preferem residir em Teresina : Sueli Almeida (educação) , Neto Neiva (saúde), Carvalho Neto (controlador), Magno Pires (administração), Daniel Aracacy (cultura)...Isso sem falar nos diretores de departamentos ...



Secretaria promove seminário sobre licenciamento ambiental 




























































































Foi realizado na noite de ontem,22,seminário de meio ambiente com o seguinte tema: “LICENCIAMENTO AMBIENTAL COMO NECESSIDADE PARA O CRESCIMENTO DA ATIVIDADE EMPRESARIAL”. O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e teve como parceiros a Federação das Industrias do Estado Maranhão – FIEMA, Secretaria Estadual de Meio Ambiente – SEMA e Ministério Publico (Curadoria do Meio Ambiente)com o apoio das empresas: Cerâmica Barro Forte e Cerâmica Livramento. O seminário ocorreu no Centro de Treinamento Professo Wall Ferraz e contou com um grande numero de participantes, de vários seguimentos da sociedade dentre eles: empresarial, lideres comunitários, professores, representante de igrejas e trabalhadores rurais.

Na avaliação dos organizadores o evento alcançou os objetivos que era conscientizar a todos do que é necessário quando se vai pedir um licenciamento ambiental, sendo o mesmo importante para evitar multas e danos irreparáveis ao meio ambiente.
 
As palestras foram proferidas pelos seguintes palestrantes: ANTONIO FERNANDES CAVALCANTE JUNIOR- Assessor Técnico da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão- JOSÉ JANIO CASTRO LIMA – Secretario Adjunto da Sec. Estadual de Meio Ambiente/ MA, Promotor ANTONIO BORGES N. JUNIOR – Curador do Meio Ambiente/Timon e do Secretario Municipal de Meio Ambiente de Timon – IRMÃO WILLIAM.
 
Ainda segundo os participantes, o evento foi de grande relevância para o desenvolvimento sócio econômico e ambiental. Representantes da FIEMA e da Secretaria Estadual de Meio Ambiente elogiaram a iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Timon na promoção do evento, o que para eles foi uma atitude que deveria ser seguida por outros municípios do interior do estado.



Alexandre Almeida destaca homenagem ao vice-governador do Maranhão 



O deputado Alexandre Almeida (PSD) usou o plenário da Assembleia Legislativa, na manhã desta quarta-feira (23), para comunicar a data da cerimônia de entrega do título de Cidadão Maranhense ao vice-governador, Washington Luiz de Oliveira, que deverá acontecer no próximo dia 01 de dezembro, no plenário da Assembleia.

Segundo Alexandre Almeida, que é o autor da proposição de concessão do título, a homenagem é mais do que merecida, uma vez que Washington Oliveira tem uma história de compromisso com o Maranhão. “O meu avô sempre me disse que a gente não escolhe a cidade e o estado que vamos nascer, mas escolhemos a cidade e o estado onde queremos construir a nossa vida, e Washington Luiz escolheu o Maranhão, quando se mudou para cá em 1973”, destacou Almeida.

Washington de Oliveira nasceu na cidade de Várzea Alegre, no Estado do Ceará. No Maranhão, passou a integrar as lutas sociais e populares, principalmente nas pautas relacionadas à educação e à saúde.

Teve atuação marcante no movimento sindical, sendo o fundador e Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Federais (Sindsep-Ma), além de Diretor da Confederação dos Sindicatos Públicos Federais (Condsef).

No Partido dos Trabalhadores (PT), Washington Luiz presidiu o diretório estadual do partido por dois mandatos. Também foi deputado federal entre 2003-2007.


Instituto Minka promove concurso Escola Cidadã 



O Instituto Minka promove o Concurso “Escola Cidadã”, o concurso será dividido em duas categorias: escolas públicas e privadas e terá o intuito de arrecadar a maior quantidade de alimentos entre as escolas participantes, a vencedora ganhará o título de Escola Cidadã, os alunos participantes ganharão medalhas de participação e 3 bolsas de cursos de informática para cada categoria.
 
O intuito do Concurso é direcionar os alimentos para a Campanha Natal sem Fome que será promovida pelo Instituto Minka, os alimentos serão doados a população no dia 24 de Dezembro, a escolha da região será decidida pela vencedora de cada categoria. A participação no Concurso é voluntária, não sendo obrigada a participação das escolas no referido Concurso, mas é muito importante por conta do exercício da cidadania e solidariedade aos alunos.
 
A escola deverá informar ao Instituto Minka sobre sua participação, a sede do Instituto Minka fica na Rua São José nº 45, Centro, Timon. A entrega dos alimentos deverá ser realizada no mesmo local até o dia 09 de Dezembro de 2011. Para maiores informações entrar em contato pelo telefone 3212-5063 ou entrar em contato pelo e-mail institutominka@gmail.com para solicitar o Edital do Concurso 



Coordenadoria de Juventude entrega certificados do Projovem no sábado 




Os 600 alunos do Projovem Urbano – Pólo Timon, que foram abandonados no meio do caminho pela coordenação do Programa à época de sua implantação no município pelos defensores do Governo Jackson Lago, irão receber – somente agora -, seus diplomas referentes aos cursos profissionalizantes. A solenidade será dia 26, às 8hs, no Auditório do Fórum Amarantino Ribeiro Gonçalves.


De acordo com o coordenador municipal do Projovem, Frankle Rafael o programa conseguiu superar todas as dificuldades herdadas da administração anterior. A começar pelo total abandono e falta de apoio do Instituto Maranhense de Administração Municipal (IMAM), entidade responsável pela execução do programa, que deixou o pólo local com três meses de atrasos nos repasses financeiros para a sua manutenção. Em consequência disso, o pólo teve que encerrar suas atividades definitivamente. 

O consequente fechamento acarretou uma série de problemas para os jovens. Mas uma determinação da prefeita Socorro Waquim garantiu a continuidade dos cursos e sua conclusão. Através da Secretaria da Educação foi colocada uma estrutura física e necessária para a execução do programa, segundo Frankle.


Mas recentemente, em reunião em São Luis definiu a entrega dos certificados. Participaram do acordo o secretário estadual André Campos (Juventude), o vereador Assis Filho, vice-presidente do Conselho Estadual da Juventude, Gabriel Sousa, da Secretaria Nacional da Juventude, Eduardo Santos, coordenador da Juventude de Timon, Frankle Rafael, coordenador do Projovem, Jonatas Soares, coordenador Executivo do Projovem, dentre outros.




Marcando presença



A solenidade de entrega dos certificados está sendo aguardada como muita ansiedade pelos jovens de Timon. A prefeita Socorro Waquim, o deputado federal Professor Sétimo, o presidente da Câmara vereador Thales Waquim, além do deputado estadual Roberto Costa e o secretário José Antonio, (Trabalho), confirmaram presença ao evento.

Comentários

Acidente mata um e deixa vários feridos em Timon

23/11/2011 • 09:45

Um acidente envolvendo um caminhão e um ônibus deixou uma pessoa morta logo nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (23), em Timon. O fato ocorreu no cruzamento da BR-226 com uma estrada vicinal que leva a vários povoados dos municípios de Timon e Matões.


Carregado de coco babaçu, o caminhão [placas GQQ-4950, Timon], transitava na rodovia quando o ônibus [placas HOM-5787, Timon], que vinha do povoado Barreiro - município de Matões -, e invadiu a rodovia federal. O motorista do caminhão, conhecido como “João do Nega”, ainda buzinou para evitar o acidente, mas o alerta foi em vão. Com todas suas poltronas lotadas de passageiros e mais uma 15 pessoas em pé, o coletivo foi atingido pelo caminhão deixando vários feridos. O motorista do coletivo não resistiu aos ferimentos e morreu no local. 

Segundo relatos de passageiros, o motorista se chamava “Hernandes”. O blog não conseguiu o nome completo da vítima.


Para o lavrador Marco Antonio Martins [foto acima], um dos passageiro do ônibus, o acidente pode ter sido provocado pela disputa por passageiros na estrada. “O motorista vinha muito rápido para chegar antes do concorrente nas localidades. Eu tinha alertado a ele para diminuir a velocidade. Não sei como mais gente não morreu. Foi Deus mesmo”, disse.

Homens do Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar estiveram no local para atender as vítimas e investigar o que motivou o acidente.

O corpo do motorista do ônibus já foi levado para o IML e os passageiros feridos para os hospitais de Timon e Teresina.


































 
Cruzamento perigoso 

O cruzamento da BR com a vicinal onde ocorreu o acidente tem feito vítimas fatais ao longo dos anos. Poucos meses atrás, uma professora foi morta no mesmo local quando tentou cruzar a rodovia em seu carro, um Fiat Uno. O veículo foi colhido por uma S10 que passava na BR. 


Ela era cunhado do suplente de vereador de Timon, Chico Onça.

Por conta desses acidentes, a vicinal foi sinalizada no local(veja na foto acima), mas não impediu o acidente de hoje. Diante disso, tem gente que defende a implantação de quebra-molas como forma de obrigar os motoristas a pararem no local.


Comentários

Vice-prefeito de Timon tranquiliza apoiadores sobre denuncia do MP

22/11/2011 • 19:19

O vice-prefeito de Timon, Edivar Ribeiro(foto), conversou no final da tarde de hoje com o blog do Elias Lacerda. Ele comentou a denúncia do ministério público eleitoral de Timon a Procuradoria Eleitoral do estado relatando que a sua mudança de partido do PRP para o PMDB teria sido feita sem justificativa e, portanto, ocasionando infidelidade partidária.

Edivar Ribeiro entende que o promotor Antônio Borges está no seu papel de denunciar aquilo que considera irregular, mas disse que estar tranquilo e pronto para se defender no caso de ver seu mandato ameaçado na justiça.

Explicou que para não correr nenhum risco,  quando foi deixar o PRP fez extensa consulta a amigos juízes e advogados sobre o caso. Também guarda consigo um documento assinado por Francisco das Chagas Lima e Silva,o Chaguinas, presidente regional do PRP, declarando que seu desligamento da sigla não feria a resolução de nº 22620 do Tribunal Superior Eleitoral que trata dos casos de infidelidade partidária

No mesmo documento, o presidente regional diz que o partido renuncia a qualquer ação judicial que tenha como objetivo a declaração de perda de mandato do vice-prefeito de Timon por entender que foi feita amigavelmente e dentro de uma justa causa.

O vice-prefeito Edivar Ribeiro acrescentou que após a notícia ter sido publicada no blog do Elias Lacerda recebeu durante toda a tarde de hoje dezenas de ligações de aliados seus querendo saber sobre o caso. Ele tranquiliza seus simpatizantes dizendo que não há o que temer. 

“Vamos continuar com o nosso propósito da pré-candidatura e não vejo nada que possa nos inviabilizar como o candidato do grupo da prefeita no próximo ano”, disse no final.

Comentários

Promotor denuncia vice-prefeito e vereador de Timon

22/11/2011 • 13:27

O promotor eleitoral Antonio Borges de Timon está denunciando ao procurador eleitoral do Maranhão, o vice-prefeito Edivar Ribeiro(foto à esquerda) e o vereador Neto da Educação, ambos do PMDB, pela prática de infidelidade partidária.
 
Os dois políticos timonenses mudaram de partido sem qualquer justificativa como determina a lei eleitoral. 

Eleito em 2008 pelo PRP, o vice-prefeito Edivar Ribeiro deixou a sigla para se filiar ao PMDB, em setembro ultimo. O mesmo ocorreu com o vereador Neto da Educação que deixou o PRB para também se filiar ao PMDB.
 
Diante de denúncia feita pelo promotor de Timon, caberá ao procurador do Maranhão pedir a perda do mandato dos dois políticos e caso a justiça eleitoral julgue procedente, o vereador Neto da Educação(na foto abaixo à direita) deverá ser substituído pelo segundo suplente, Joás, como bem alertou o blog do Elias Lacerda alguns dias atrás.
 
Como no caso de vice não tem suplente, Edivar Ribeiro perderia o cargo e Timon ficaria sem vice-prefeito. Nas ausências do cargo da prefeita Socorro Waquim, quem assumiria no seu lugar seria o presidente da Câmara, Tales Waquim, ironicamente, o principal concorrente de Edivar Ribeiro na disputa pela escolha do candidato a prefeito do governo para 2012.

Comentários

Governo do Ma exonera comandante da PM de Timon

22/11/2011 • 11:10

A governadora Roseana Sarney não parece nem um pouco interessada em negociar com os policiais militares que pretendem parar suas atividades na próxima quinta-feira,24. O reflexo dessa postura pode ser percebido em Timon com uma medida tomada pelo Comando Geral da Polícia Militar no estado: Major Paiva(foto), comandante do 11º Batalhão da cidade foi exonerado do cargo nesta terça-feira.

Entre a corporação local é opinião comum de que o afastamento tem haver com a paralisação dos policiais ocorrida no último dia 08. Naquela data, O governo do Estado pediu o fim do movimento, prometendo que em três semanas negociaria com a categoria um entendimento. O tempo passou e nada de acordo. Pelo jeito, o governo parece mesmo disposto a abafar o movimento.

A mudança no comando do batalhão timonense estaria associada ao fato do ex-comandante Major Paiva ter feito pouco para impedir a paralisação no batalhão local.

Ainda não foi definido quem o substituirá, entretanto é certo que o comando geral deva nomear um militar de outro município maranhense e não da própria corporação timonense.

A reivindicação dos policiais militares é por melhores condições de trabalho, reestruturação do plano de carreiras e um reajuste de cerca de 30%. 


























Projeto técnico do shopping de Timon ainda não chegou a promotoria 




Aguardado com ansiedade pela população de Timon, o shopping que o grupo do empresário Paulo Guimarães pretende construir na cidade até agora não saiu do papel. O ministério público continua sem receber o projeto de viabilidade técnica do empreendimento.
 
Em conversa com o blog do Elias Lacerda, o promotor do meio ambiente, Antonio Borges(foto), informou que na última conversa que teve com representantes do shopping ficou acertado que a empresa construtora da obra apresentaria no mês passado o projeto técnico e logo em seguida seria feita uma audiência pública para discutir o empreendimento. Entretanto a promotoria não recebeu o projeto. 

O promotor disse não saber o motivo do atraso na entrega.
 

O shopping de Timon, segundo estava sendo projetado para ser o maior do interior do Maranhão. Orçado em aproximadamente 16 milhões, caso tivesse trânsito célere em sua aprovação pelos órgãos ambientais competentes, poderia ter suas obras iniciadas no começo do próximo ano. 

Diante do atraso, não dá mais para prever quando começarão. 

Comentários

  1. «
  2. ... 
  3. 273
  4. 274
  5. 275
  6. 276
  7. 277
  8. 278
  9. 279
  10. ...
  11. »
ENVIE SEU COMENTÁRIO
COMPARTILHE COM AMIGOS

O Portal AZ é apenas o meio contratado para divulgação deste material.
Todo conteúdo, imagem e/ou opiniões constantes neste espaço é de responsabilidade civil e penal exclusiva do blogueiro.
O material aqui divulgado não mantém qualquer relação com a opinião editorial da empresa.

portal az - Informação de Verdade
Todos os direitos reservados © 2000 - 2009